Banca de DEFESA: RAVENA DO CARMO SILVA

DISCENTE : RAVENA DO CARMO SILVA
DATA : 31/07/2023
LOCAL: virtual

LIBERDADE CANTOU! E AGORA? UM ESTUDO DOS (AS) EGRESSOS/AS E DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO DO DISTRITO FEDERAL

Educação inclusiva. Egressos. Medidas Socioeducativas. Políticas Públicas

O objetivo geral desta pesquisa é contribuir para a construção do conhecimento acerca da formulação de políticas públicas voltadas para a promoção de egressos/as privados de liberdade oriundos/as do sistema socioeducativo do Distrito Federal. Por meio de um conjunto integrado de teorias e metodologias educacionais permeadas pela vivência em privação de liberdade e pelas linguagens artísticas construídas em tal condição as pessoas são transformadas. Entendemos que tais expressões artísticas e intervenções educativas de caráter político, se configuram como facilitadores do processo de transição dos egressos da criminalidade à liberdade. Três objetivos específicos guiam o trabalho: (1) Conhecer o perfil sócio biográfico dos (as) adolescentes que entram em conflito com a lei. Quem são as crias da quebrada que puxam uma sentença e de onde eles/as vieram?; (2) Compreender o papel da arte como linguagem política e pedagógica para o convívio social e harmônico dos/as adolescentes que cumprem medida no sistema socioeducativo do Distrito Federal; (3) Identificar as políticas públicas para egressos/as de medidas socioeducativas de internação no DF, analisando o lugar que a cultura e a educação ocupam na elaboração e execução dessas políticas . A metodologia empregada na pesquisa apresenta caráter qualitativo, privilegiando elementos da autobiografia e análise documental com base em um estudo empírico, utilizando dois conjuntos de dados. O primeiro, constituído por narrativas autobiográficas (diários e poesias escritas no período de internação), que retratam as vivências resultantes da privação de liberdade. O segundo é constituído por relatórios, livros e capítulos de livros produzidos no trabalho de oficinas e intervenção social em ambientes formais e não formais de educação: unidade de internação de adolescentes, escolas da rede pública, universidade e em eventos de cunho cultural. Ações político-artístico- pedagógicas experimentadas no âmbito de três projetos: em especial o „Poesia nas Quebradas‟Vozes da Cidadania‟, no Instituto de Estudos Socioeconômicos, Inesc, 2017-2020; e oNúcleo de Estudos, Organização e Difusão do Conhecimento sobre Literatura Marginal‟, NEOLIM, 2021-2022. A fundamentação teórica pretende relacionar a produção social de sujeitos que vivenciaram a criminalidade na infância e adolescência; teorias e práticas do sistema socioeducativo; teorias da educação e psicologia, legislação protetora da infância-adolescência e políticas públicas voltadas para egressos. A metodologia empregada na pesquisa apresenta caráter qualitativo, privilegiando elementos da autobiografia, e das trajetórias dos sujeitos participantes das oficinas de intervenção social, de reflexão e de expressão artística nos projetos.

Externa à Instituição - EBLIN JOSEPH FARAGE - UFF
Presidente - 1087811 - ERLANDO DA SILVA RESES
Externa à Instituição - LENILDA DANASCENO PERPETUO - UFT
Externo ao Programa - 1212582 - LEONARDO RODRIGUES DE OLIVEIRA ORTEGAL - null