Banca de DEFESA: Magna Estefânia de Souza Tavares

DISCENTE : Magna Estefânia de Souza Tavares
DATA : 28/08/2023
LOCAL: Sala de Atos - FE1

A atuação do supervisor pedagógico nas escolas municipais de ensino fundamental I e II de Valparaíso de Goiás - 2016 a 2022

Educação básica, Supervisor pedagógico, gestão escolar, atuação/trabalho docente, formação

Esta dissertação, elegeu como objeto de investigação a atuação do supervisor pedagógico nas Escolas Municipais de Ensino fundamental I e II de Valparaíso de Goiás – 2016 a 2022. Propôs-se como objetivo geral analisar o trabalho e as ações do supervisor pedagógico nas Escolas Municipais de Ensino fundamental I e II quanto às dimensões da gestão escolar administrativa e pedagógica. Problematizou-se: quais elementos do trabalho do supervisor pedagógico conduzem ao que parece ser uma indefinição de sua identidade profissional. O estudo aproximou-se das contribuições teórico-metodológicas do método histórico-dialético por meio das categorias contradição e mediação. Trata -se de um estudo de natureza qualitativa com aplicação de questionário online para os diretores, professores, coordenadores, supervisores, representante da Secretaria Municipal de Educação e do Sindicato. Aponta as seguintes contradições: coexistem duas vertentes da supervisão pedagógica que jazem nas escolas municipais de Ensino Fundamental I e II, supervisão fiscalizadora e supervisão democrática. Persistem as divergências do trabalho do supervisor pedagógico e definição de sua atuação tanto em âmbito administrativo quanto pedagógico com a presença da supervisão fiscalizadora, supervisão articuladora e supervisão burocrática. Constatou-se contradições entre o exposto na legislação sobre suas atribuições com a prática do seu trabalho, indicando a equiparação das funções do supervisor pedagógico e do coordenador pedagógico, a desvalorização do trabalho supervisivo, a presença da gestão autocrática e da gestão democrática.

Interno - 1457449 - JOSE VIEIRA DE SOUSA
Interna - 1691630 - KATIA AUGUSTA CURADO PINHEIRO CORDEIRO DA SILVA
Externa à Instituição - LÚCIA MARIA DE ASSIS - UFG
Presidente - 1350812 - MARIA ABADIA DA SILVA