Banca de DEFESA: Marcia Rodrigues Leal

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Marcia Rodrigues Leal
DATA : 29/08/2023
LOCAL: Sala de Atos FE1

Percepções de licenciandos a respeito da Criatividade em Matemática no campo da Geometria

Ensino de Geometria. Criatividade em Matemática. Pensamento Crítico e Criativo em Matemática. Formação de professores de Matemática

O objetivo desta tese foi analisar as atividades desenvolvidas em uma disciplina que trata do ensino de geometria num curso de licenciatura em matemática, verificando seu potencial para o desenvolvimento da criatividade dos futuros professores nesta área, tanto no aspecto pessoal quanto para a atuação docente. A questão central neste estudo é “Quais as percepções de licenciandos em Matemática sobre Criatividade em Matemática relacionadas à Geometria e a relevância da inclusão desse conteúdo em seu processo de formação?”. A investigação foi desenvolvida apoiada na abordagem qualitativa de pesquisa, de base epistemológica no método fenomenológico, com o estudo de caso. Os resultados encontrados foram organizados no formato Multipaper de produção, composto por artigos publicáveis. A investigação ocorreu junto a uma turma do curso de licenciatura em Matemática de uma universidade pública do Distrito Federal/DF, composta por 14 estudantes. A coleta de dados foi realizada por meio de acompanhamento/observação de aulas, aplicações de questionários (respondidos por oito deles), realização e aplicações de oficinas (pelo professor regente e pelos 14 estudantes) e também ao final do processo realizou-se entrevistas com seis desses estudantes. Os resultados apontam contribuições para a formação inicial e continuada de professores de Matemática, voltados para a inclusão de tópicos em Criatividade em Matemática no campo da Geometria, relacionados à aprendizagem dos estudantes, pois, apreendeu-se que no desenvolvimento das oficinas de Pensamento Crítico e Criativo em Matemática que eles conseguiram reconhecem o potencial de cada fase da oficina para a Criatividade no campo da Geometria, visto que foram exploradas ideias diversas, diferentes das rotineiras. Todas as fases fomentaram a curiosidade, ideias novas, motivação e uso de estratégias metodológicas utilizadas pelos participantes. Os estudantes e o professor regente trouxeram uma abordagem diferenciada em cada uma das oficinas, havendo amplo envolvimento com as atividades propostas para explorar os conteúdos de Geometria, oportunizando a manifestação da Criatividade. Os estudantes identificaram, após terem analisados problemas do livro didático de matemática do Ensino Médio, que na grande maioria dos casos se tratavam de problemas fechados, que apresentam uma maneira apenas de resolução, indicando a necessidade de desenvolver habilidades docentes para transformar tais problemas em situações abertas, que pudessem ser tão abstratas que permitem muitas maneiras de se chegar à resposta ou mesmo não haver soluções, possibilitando o levantamento de hipóteses que seriam razoáveis para se chegar às soluções. Também foi observado que a disciplina pedagógica da licenciatura em Matemática foi de grande relevância no processo de formação desses estudantes. Com base na literatura e nas análises das informações coletadas na investigação, a tese é que a introdução de tópicos de Criatividade nesse processo de formação de professores de Matemática, contribuiu de modo significativo para a ressignificação do ensino de Geometria, pois as atividades desenvolvidas na disciplina que tratava do ensino de Geometria, envolvendo as oficinas estimularam o Pensamento Crítico e Criativo dos estudantes em formação, fomentando neles o desejo de perpetuar esse novo designer de aula na futura prática docente.

Presidente - 1714408 - CLEYTON HERCULES GONTIJO
Externa ao Programa - 2141673 - RAQUEL CARNEIRO DORR - UnBExterna ao Programa - 1782267 - REGINA DA SILVA PINA NEVES - UnBExterno à Instituição - CARLOS EDUARDO MATHIAS MOTTA - UFF
Externo à Instituição - MATEUS GIANNI FONSECA - IFB
Notícia cadastrada em: 11/08/2023 09:17