Banca de QUALIFICAÇÃO: Reijane da Silva Lopes

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Reijane da Silva Lopes
DATA : 15/08/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Virtual
TÍTULO:

AUTOAVALIAÇÃO E MULTILETRAMENTOS: RESSIGNIFICANDO AS APRENDIZAGENS NO PRIMEIRO SEGMENTO DA EJA


PALAVRAS-CHAVES:

Educação de Jovens e Adultos. Autoavaliação. Multiletramentos. Estudos dos Cotidianos.


PÁGINAS: 102
RESUMO:

A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade da educação básica que abrange pessoas jovens, adultas e idosas que iniciaram ou deram continuidade aos estudos em idade tardia e que, por suas idiossincrasias, demandam uma educação diferenciada, com eventos e práticas diversificadas capazes de ampliar o conhecimento sobre si mesmos e sobre a sociedade, além de promover a autonomia em práticas sociais e eventos de letramento. Frente a uma sociedade cada vez mais tecnológica, o trabalho pedagógico com os educandos do primeiro segmento da EJA, para além de alfabetizar, precisa contemplar diferentes linguagens e multirreferencialidades. Dessa forma, necessita de um processo avaliativo voltado para o desenvolvimento das aprendizagens, que valorize vivências e respeite os ritmos individuais. E por ser a autoavaliação um procedimento avaliativo que possibilita a melhoria do ensino, das aprendizagens e da autonomia do sujeito, pretende-se desenvolver ferramentas que facilitem esse processo, para que os educandos possam ressignificar suas aprendizagens. Este projeto de qualificação orienta-se pelo objetivo geral de analisar em que medida a implementação de uma sequência didática possibilita o desenvolvimento de habilidades autoavaliativas em adultos e idosos do primeiro segmento da EJA, num contexto de multiletramentos, no qual os educandos possam entrar em contato com gêneros multimodais (cinema, filme, fotografia, podcast) criando e produzindo coletivamente, textos, áudios e vídeos para compartilhar nas redes sociais. A metodologia a ser utilizada é a pesquisa participante, tendo como instrumentos a observação participante, uma sequência didática, questionários, entrevistas semiestruturadas com os educadores e educandos e entrevistas de grupo, numa perspectiva dos estudos nosdoscom os cotidianos. E dentro dessa perspectiva epistemológica buscase um diálogo com os autores de referências da avaliação das aprendizagens e dos multiletramentos: Hadji (2001), Villas Boas (20017, 2022), Carlos Luckesi (2013) e Jussara Hoffmann (2014); e os estudos mais atuais sobre multiletramentos, defendidos por Rojo (2009, 2012), Dias.et al (2012), Leal (2017); tendo como base o Educador Paulo freire e com os autores que tratam dos estudos do cotidiano: Michel de Certeau, Inês Barbosa, Nilda Alves, Jane Paiva, entre outros. A análise dessas informações será realizada por intermédio da triangulação de dados e da análise do conteúdo, segundo a perspectiva de Laurence Bardin, a fim de promover uma maior reflexão do processo de ensinoaprendizagem dos praticantespensantes da EJA e ampliar os estudos acerca da autoavaliação e dos multiletramentos nessa modalidade de ensino.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - JANE PAIVA - UERJ
Externa à Instituição - MARIA HERMÍNIA LAGE FERNANDES LAFFIN - UFSC
Interno - 1651994 - CARLOS ALBERTO LOPES DE SOUSA
Presidente - 1516150 - CRISTINA MASSOT MADEIRA COELHO
Notícia cadastrada em: 14/08/2023 10:45
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