Banca de DEFESA: ILDENICE LIMA COSTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ILDENICE LIMA COSTA
DATA : 15/09/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Laboratório de Ensino de Matemática - Departamento de Matemática / UnB
TÍTULO:

A avaliação formativa e o pensamento crítico e criativo em matemática na percepção de professores dos anos iniciais do ensino fundamental


PALAVRAS-CHAVES:

Avaliação formativa em matemática; Pensamento crítico e criativo em matemática; Rubricas de avaliação; Formação docente; Feedback


PÁGINAS: 280
RESUMO:

Nesse estudo, objetivamos responder à seguinte questão: qual a percepção dos professores quanto a avaliação formativa para desenvolvimento do pensamento crítico e criativo em matemática dos estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental das escolas públicas de Brasília? Nesta pesquisa participante, ofertamos o curso “Avaliação Formativa na perspectiva do pensamento crítico e criativo em Matemática” (AFPPCCM) para um grupo de oito professores dos Anos Iniciais de escolas públicas de Brasília, uma atividade de formação continuada na modalidade híbrida para realização concomitante à atividade profissional, com tarefas a serem elaboradas colaborativamente, aplicadas nas turmas e depois, socializadas em curso. Além do curso, coletamos os dados por meio de questionários, entrevistas individuais e grupo focal on-line, as transcrições das falas dos participantes nos encontros remotos, presenciais e no ambiente virtual de aprendizagem e das atividades avaliativas “mãos na massa” realizadas pelos participantes. Os dados foram analisados qualitativamente, por meio de Análise de Conteúdo. Ao ampliar o olhar crítico e reflexivo mediante às avaliações que propõe, o professor rompe com o ensino transmissivo, com a alienação do estudante e de si mesmo; são necessárias atividades de formação continuada para ampliar o repertório de conhecimentos do professor sobre o pensamento crítico e criativo em matemática e como desenvolvê-lo, bem como sobre a avaliação. Nesta perspectiva, a avaliação considera as singularidades dos estudantes para elaborar e solucionar problemas matemáticos do mundo real, podendo recorrer a elementos lúdicos, o que auxilia no processo de emancipação crítica e criativa do estudante e do próprio professor.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ALESSANDRA LISBOA DA SILVA - SEEDF
Externo ao Programa - 1763903 - ASDRUBAL BORGES FORMIGA SOBRINHO - nullPresidente - 1714408 - CLEYTON HERCULES GONTIJO
Externo à Instituição - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR - UFMA
Externo à Instituição - MATEUS GIANNI FONSECA - IFB
Notícia cadastrada em: 22/08/2023 11:30
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app46_Prod.sigaa40