Banca de DEFESA: Carolina de Vasconcelos Barreto

DISCENTE : Carolina de Vasconcelos Barreto
DATA : 24/08/2023
LOCAL: Virtual

O PLANO PELA SUPERAÇÃO DA EXTREMA POBREZA NO DISTRITO FEDERAL E SEU IMPACTO NA EDUCAÇÃO: AS ESCOLAS PÚBLICAS DA R.A. SOL NASCENTE/PÔR DO SOL

Plano pela Superação da Extrema Pobreza no Distrito Federal; pobreza; direito à educação; educação comparada; região administrativa Sol Nascente/Pôr do Sol

O Distrito Federal instituiu o Plano pela Superação da Extrema Pobreza no Distrito Federal – “DF sem Miséria”, em 2011, com o objetivo de combater a pobreza e reduzir as desigualdades sociais. O Plano proporcionava acesso às famílias em situação de extrema pobreza aos direitos sociais básicos, como saúde, educação, assistência social. Em 2021, o Plano foi revogado.A pesquisa teve como problema central identificar quais os impactos que o Plano teve nas condições de acesso à educação e na superação da situação de pobreza no território do Sol Nascente/Pôr do Sol, durante os dez anos de sua implementação. Trata-se de um estudo de educação comparada, que tem como perspectiva de comparação a dimensão temporal, considerando como marcos de referência início e fim do Plano DF sem Miséria (2011-2021). A pesquisa foi desenvolvida a partir de levantamento bibliográfico sobre o tema abordado; avaliação dos dados coletados sobre educação, assistência social, trabalho infantil, saneamento básico e cobertura vacinal, na região especificada. Constatamos que o Plano auxiliou na permanência das crianças/adolescentes na escola, porém não se mostrou efetivo nas taxas de reprovação e de distorção idade-série. Bem como, o Plano não foi eficiente na superação da pobreza da população estudada. Conclui-se que a integralização entre as políticas públicas e a coleta de dados pelos órgãos públicos é essencial para avaliar os próximos programas sociais, bem como garantir que a população consiga ser atendida plenamente em suas necessidades.

Presidente - 1053965 - BENEDETTA BISOL
Externa ao Programa - 1495765 - CAETANA JURACY REZENDE SILVA - nullInterna - 3120022 - ETIENNE BALDEZ LOUZADA BARBOSA
Externa à Instituição - GIONARA TAUCHEN - FURG
Notícia cadastrada em: 23/08/2023 09:35