Banca de DEFESA: Livia Gomes de Luccas

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Livia Gomes de Luccas
DATA : 06/09/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de Atos FE1
TÍTULO:

O INVENTÁRIO HISTÓRICO CULTURAL COMO FERRAMENTA DIDATICA E O PROTAGONISMO DAS MINORIAS: A EXPERIÊNCIA E A HISTÓRIA DAS MULHERES CAMPONESAS NO CENTRO EDUCACIONAL DO PROGRAMA DE ASSENTAMENTO DO DISTRITO FEDERAL -  CED PAD DF


PALAVRAS-CHAVES:

Inventário, Mulher camponesa, Gênero, raça, interseccionalidade.


PÁGINAS: 132
RESUMO:

 O objetivo central dessa dissertação, foi evidenciar o potencial didático e educativo do Inventário Social Histórico e Cultural em uma experiência realizada no Centro Educacional do Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (CED PAD DF), utilizando como base para nossa ação a reelaboração de propostas curriculares a partir das narrativas das mulheres camponesas daquela região, que foram entrevistadas para a construção do documento. No primeiro capítulo, traçamos um histórico da ocupação de terras da região PAD DF, destacando como as questões relativas à raça estãoimbricadas no processo. Trouxemos, também, um breve histórico da Educação do Campo e sua construção de luta contrahegemônica. Analisamos, também,como a escola CED PAD DF se encontra em sua caminhada em direção a tornar-se uma Escola do Campo. No segundo capítulo, analisamos o potencial didático do Inventário Social Histórico e Cultural e as contribuições da Pedagogia Socialista nesse contexto. Esse capítulo trouxe um breve histórico do feminismo e afirma a perspectiva da interseccionalidade como lente fundamental para refletirmos acerca das complexas dinâmicas sociais. No terceiro e último capítulo, detalhou-se o campo da pesquisa e o momento de (re) aproximação com a escola. Mobilizando predominantemente a categoria Atualidade. Esse trabalho representa, um esforço para articular as bases teóricas da Educação do Campo com a prática em sala de aula, exemplificando como tais concepções podem e devem ser traduzidas em abordagens pedagógicas concretas. Utilizamos o método qualitativo como abordagem metodológica e procuramos oferecer um exemplo de como as práticas educacionais podem alinhar-se aos princípios da Educação do Campo,reforçando a importância da contextualização e do diálogo constante entre teoria e prática no âmbito educacional. Através dessa abordagem, buscou-se não apenas enriquecer o processo de formação dos estudantes, mas também destacar que, para a construção de uma sociedade contraposta à hegemonia vigente e que vigore a justiça social para o povo camponês, precisamos nos organizar, dentro e fora da escola, em uma perspectiva descolonizada.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 1378920 - CLARICE APARECIDA DOS SANTOS - nullExterna à Instituição - MARIA JUCILENE LIMA FERREIRA - UNEB
Presidente - 2322876 - MONICA CASTAGNA MOLINA
Interna - 1491659 - SHIRLEIDE PEREIRA DA SILVA CRUZ
Notícia cadastrada em: 05/09/2023 09:22
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