Banca de DEFESA: Heron de Sena Filho

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Heron de Sena Filho
DATA : 22/09/2023
LOCAL: Sala de Atos FE1

A CONTRIBUIÇÃO DO MOVIMENTO AMBIENTAL PARA A REVITALIZAÇÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO SOBRADINHO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Água; Educação ambiental; Educomunicação; Movimento ambientalista; ribeirão Sobradinho.

Esta pesquisa apresenta experiências de cinco movimentos sociais que atuam na cidade de Sobradinho/DF. A forma como eles desenvolvem suas atividades coletivas no cotidiano mostra o potencial transformador da educação ambiental crítica e participativa na vida comunitária dessa cidade. A abordagem metodológica apoiou-se na pesquisa-ação, cujos sujeitos constroem interações e formação humana que se evidenciam em ações que são desenvolvidas por eles próprios. A reflexão teórica parte da discussão das formas de apropriação do solo da região de Sobradinho, cujo modelo foi reproduzido com a expansão urbana e determinou impactos ambientais na bacia hidrográfica do ribeirão. Diante dos problemas socioambientais existentes na bacia, buscou-se identificar a contribuição do movimento ambientalista para a revitalização dessa bacia na perspectiva da educação ambiental. A percepção da degradação ambiental caracterizada pelo movimento organizado foi fundamental para a constituição do pesquisador coletivo. O objetivo da tese foi pesquisar o papel dos movimentos ambientalistas da cidade de Sobradinho para a revitalização da bacia hidrográfica do ribeirão Sobradinho na perspectiva da educação ambiental. O grupo compreendeu que cidadania constrói-se com lutas. Assim, para a desejada recuperação ambiental da bacia, os ambientalistas dialogaram com a comunidade, mobilizaram todas as possibilidades das redes sociais na internet, articularam meios de comunicação como rádio e televisão. Além disso, mobilizaram audiências públicas e realizaram denúncias na CLDF, na Ouvidoria do GDF e no Ministério Público. O trabalho político realizado pelo movimento resultou por incluir a bacia do ribeirão no orçamento público do DF. Assim, foi contratado um estudo técnico e diagnóstico pelo IBRAM, que propôs a criação de novas unidades de conservação como a Área de Relevante Interesse Ecológico, o Monumento Natural da Serrinha do ribeirão Sobradinho, o Refúgio da Vida Silvestre Canela de Ema, a ampliação das poligonais dos Parques Ecológicos do Itapuã e dos Jequitibás em Sobradinho. Ocorreram investimentos em obras que recuperaram calçadas quebradas, pontos de ônibus, parques infantis, quadras de esportes, praças públicas; também foram recuperadas duas erosões na mata ciliar do ribeirão, foi construída a estrada na subida do Parque dos Jequitibás, o canal tubulado de água para os chacareiros, além da construção de três papa-entulhos na combinação que resultou no fim de quatro lixões na região, dentre eles o lixão do Morro do Sansão. O pesquisador coletivo, movido por um processo de denúncias, ampliou seu campo de atuação na perspectiva da transdisciplinaridade. Assim, ajudou a provocar transformações na comunidade, incorporando conhecimentos, atitudes, valores, habilidades e experiências na busca de soluções para os problemas socioambientais da bacia hidrográfica do ribeirão Sobradinho na perspectiva da educação ambiental.

Interna - 2164507 - CLAUDIA MARCIA LYRA PATO
Externo à Instituição - JOSÉ VICENTE DE FREITAS - FURG
Externa à Instituição - MARIA CÂNDIDA BORGES DE MORAES - UCB
Interna - 2223086 - PATRICIA LIMA MARTINS PEDERIVA