Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA GASPARIN

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FERNANDA GASPARIN
DATA : 18/09/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Atos FE1
TÍTULO:

A CONSTITUIÇÃO EPISTEMOLÓGICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS PRESENCIAIS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) – CAMPUS DARCY RIBEIRO E PLANALTINA.


PALAVRAS-CHAVES:

Epistemologia. Formação de Professores. Cursos presenciais de Licenciatura


PÁGINAS: 193
RESUMO:

A presente pesquisa aborda a Constituição Epistemológica na Formação Docente: Pressupostos Teóricos dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC’s) presenciais de Licenciatura da Universidade de Brasília (UnB) - Campus Darcy Ribeiro e Planaltina. Surge a seguinte questão: quais são as concepções epistemológicas apresentadas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos presenciais de licenciatura da Universidade de Brasília – Campus Darcy Ribeiro e Planaltina? Para responder a esta questão, esse estudo visa compreender as concepções epistemológicas apresentadas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos presenciais de licenciaturas da Universidade de Brasília – Campus Darcy Ribeiro e Planaltina. Nesse sentido, foram elencados os objetivos específicos: Analisar as produções científicas em periódicos, dissertações e teses que abordam a temática com um recorte temporal entre os anos de 2015 até 2022; Identificar as concepções epistemológicas de formação de professores expressos nos PPC’s presenciais de licenciatura com a temporalidade de 2015 a 2022; e Apresentar as perspectivas sobre as concepções epistemológicas dos professores e coordenadores dos PPC’s presenciais de licenciatura da Universidade de Brasília (UnB) – Campus Darcy Ribeiro e Planaltina. A investigação fundamenta-se nos aportes teóricos metodológicos do Materialismo Histórico-dialético, embasados em: Marx (1974; 1985a; 1997; 2011; 2021); Marx e Engels (1976; 1980; 2007); Kosik (1976); Vázquez (1977; 2007); Gramsci (1999; 2000a; 2020); Pistrak (2011); Curado Silva (2019); Freitas (2016; 2018; 2023) e Gamboa (2008). Aponta-se a partir da análise documental da fundamentação teórica e do início da pesquisa empírica que há tendência para um ecletismo nas abordagens de concepções de educação


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1691630 - KATIA AUGUSTA CURADO PINHEIRO CORDEIRO DA SILVA
Interna - 1350812 - MARIA ABADIA DA SILVA
Externa à Instituição - SANDRA VALERIA LIMONTA ROSA - UFG
Interna - 1491659 - SHIRLEIDE PEREIRA DA SILVA CRUZ
Notícia cadastrada em: 15/09/2023 08:33
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