Banca de QUALIFICAÇÃO: SAULO VIEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SAULO VIEIRA
DATA : 17/10/2023
LOCAL: Sala de Atos FE1

GESTÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DE APOIO AO NOVO ENSINO MÉDIO, TENDO COMO SUJEITO O ESTUDANTE DO CENTRO EDUCACIONAL 310 DE SANTA MARIA - DISTRITO FEDERAL, ENTRE 2016 E 2024.

Estudantes; Novo Ensino Médio, Contrarreforma; Organismos Internacionais; Implementação

A presente pesquisa é desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), na linha de pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação, integra os estudos do grupo de pesquisa ÁGUIA sobre Organismos Internacionais, Política e Gestão da Educação Básica. A pesquisa busca analisar as formas de atuação/participação dos estudantes do Centro Educacional 310 de Santa Maria, no Distrito Federal, na gestão e implementação, na referida escola, do novo Ensino Médio (programa decorrente da Medida Provisória 746/ 2016, Lei n.º 13.415/2017 e da Portaria n.º 649/2018). Este estudo tem como olhar teóricocientífico o materialismo histórico dialético. Assim, no capítulo I, buscará conhecer e entender o processo de organização estudantil como resistência pedagógica e política no Brasil após 1964 e apresentar os outros agentes na elaboração da política educacional do Novo Ensino Médio. O capítulo II tem como meta mapear quem são os estudantes do DF e de que maneira se implementou o NEM na SEEDF. O capítulo III apresenta o campo empírico, a metodologia e elenca o que se concretizou da contrarreforma na escola em estudo. No capítulo 4, será o espaço para apresentar as atuações e participações dos estudantes, bem como realizar as análises dos dados recolhidos em campo.

Externo ao Programa - 1515166 - FLAVIO BEZERRA DE SOUSA - nullExterno à Instituição - JORGE MANOEL ADÃO - UEG
Externo à Instituição - MARCIA APARECIDA JACOMINI - UNIFESP
Presidente - 1350812 - MARIA ABADIA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 03/10/2023 11:05