Banca de DEFESA: Saron Gomes Batista

DISCENTE : Saron Gomes Batista
DATA : 05/10/2023
LOCAL: Sala de Atos FE1

PERFIL DAS MENINAS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DO POLO DE CEILÂNDIA/DF

Meninas; Altas Habilidades/Superdotação; Ensino Fundamental; Educação inclusiva.

Esta dissertação de Mestrado está vinculada à linha de pesquisa Estudos Comparados em Educação (ECOE) e ao Grupo de Pesquisa Gerações e Juventude (GERAJU), do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (UnB) e tem como objetivo geral identificar o panorama das matrículas de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) no ensino fundamental do Brasil e do Distrito Federal e analisar o perfil das meninas atendidas no polo de Ceilândia/DF. Os objetivos específicos compreendem: a) mapear as matrículas do/as estudantes com AH/SD nos âmbitos nacional e do Distrito Federal; b) evidenciar a proporção de meninos e meninas com características de AH/SD no ensino fundamental no contexto nacional e distrital; c) identificar as características predominantes das meninas com AH/SD do ensino fundamental atendidas no polo Ceilândia. Para este estudo, optou-se pela abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Os instrumentos utilizados foram os dados censitários MEC/INEP (2015 a 2022) de matrícula de estudantes com AH/SD no ensino fundamental no Brasil e no Distrito Federal e a análise de formulários de identificação e relatórios de avaliação referentes ao período de 2015 a 2022 para identificar o perfil das estudantes com Altas Habilidades do polo de Ceilândia. Apesar dos esforços do Distrito Federal em implementar programas de atendimento e possuir diretrizes legais de combate à negligência e discriminação, a inclusão desses estudantes ainda enfrenta desafios. Embora o número de estudantes identificados com AH/SD seja maior do que a média nacional, em termos percentuais, esse número ainda é baixo. A falta de inclusão também afeta as meninas, indicando negligência na identificação. Em nível nacional, Distrital e local, o número de meninas é muito menor que o de meninos atendidos. Além de manifestar as características de AH/SD, as meninas precisam apresentar outros atributos para serem enxergadas por aqueles que as indicam para o atendimento especializado.

Externa à Instituição - LUCÉLIA DE MORAES BRAGA BASSALO - UEPA
Presidente - 2673303 - SINARA POLLOM ZARDO
Externa à Instituição - VANESSA TEREZINHA ALVES TENTES DE OUROFINO - SEEDF
Interna - 1482848 - WIVIAN JANY WELLER