Banca de DEFESA: Livia Silva de Souza

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Livia Silva de Souza
DATA : 01/12/2023
LOCAL: online

Narrativas de Jovens Egressos do Sistema Socioeducativo do Distrito Federal: Trajetórias Biográficas e Perspectivas de Futuro

Juventude. Egresso do sistema socioeducativo. Perspectivas de Futuro. Método documentário. Estudos Comparados.

A presente tese situa-se na linha de pesquisa linha Estudos Comparados em Educação (ECOE), do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Faculdade de Educação (FE), da Universidade de Brasília (UnB) e ao Grupo de Pesquisas Gerações e Juventude (GERAJU). Insere-se no contexto das temáticas juventudes e violências com destaque para a organização do sistema socioeducativo e as políticas públicas de escolarização para jovens que cumpriram medida socioeducativa de internação no Distrito Federal. Trata-se de um estudo que apresenta como objetivo geral interpretar como jovens egressos do sistema socioeducativo narram suas trajetórias biográficas, considerando suas experiências anteriores à sentença de internação; no sistema socioeducativo, com ênfase na escola; e após a privação de liberdade, evidenciando suas perspectivas de futuro. A pesquisa de cunho qualitativo, é subsidiado pela abordagem da pesquisa social reconstrutiva, pelo método documentário de interpretação e por entrevistas narrativas biográficas. A produção e reconstrução dos dados deste trabalho, permitiu o acesso às experiencias conjuntivas vivenciadas pelos sujeitos da pesquisa, contextualizadas em diferentes tempos e espaços, bem como possibilitou a compreensão das orientações coletivas dos jovens muitas vezes silenciados e invisibilizados pelas condições do encarceramento. Com base nas análises comparativas dos jovens entrevistados os resultados da pesquisa evidenciam, dois grupos, com orientações distintas e com visões de mundo diferenciadas sobre suas condições juvenis como egressos de unidades socioeducativas de internações do Distrito Federal.

Externo ao Programa - 1712874 - BREITNER LUIZ TAVARES - nullExterna à Instituição - MARIA CARLA CORROCHANO - UFSCAR
Externo à Instituição - RICARDO GONÇALVES SEVERO - UFRGS
Interna - 2673303 - SINARA POLLOM ZARDO
Presidente - 1482848 - WIVIAN JANY WELLER