Banca de DEFESA: Ana Luiza da Silva Indiano

DISCENTE : Ana Luiza da Silva Indiano
DATA : 13/12/2023
LOCAL: Sala de Atos - FE-01

Territórios através das câmeras: análise das produções audiovisuais dos jovens de São Sebastião.

Audiovisual; Juventude; Território; Processos Formativos; Cinema

A presente dissertação de mestrado estuda a produção de vídeos por jovens de forma a buscar as territorialidades nelas expressas. Analisamos vídeos produzidos colaborativamente, durante a pandemia de Covid19, por estudantes da Região Administrativa de São Sebastião, DF como atividade que integra o festival promovido pela escola, o Chica de Ouro. Identificou-se que os vídeos produzidos pelos jovens, apresentam a relação desses, tanto com os seus territórios, quanto com outros territórios, bem como trazem uma compreensão clara das circunstâncias que os afetam e transformam suas realidades. Percebemos ainda traços de uma territorialidade própria dessa juventude, com expressão da forma como entendem as relações em seus territórios e apontam caminhos para o enfrentamento de questões que afetam a vida e o futuro deles mesmos e de outros jovens do planeta. O trabalho busca colaborar com os estudos que tem se desenvolvido sobre o uso do audiovisual no âmbito educacional, como ferramenta de dimensão estética que contribui para a formação de sujeitos críticos, aproximação com a arte, bem como o desenvolvimento de vários tipos de inteligência, a sensibilidade entre outras habilidades. A pesquisa aponta para a relevância do uso de práticas que acolham produções culturais dentro da escola. Os resultados do trabalho apontam a importância da produção de vídeos pelos jovens no processo formativo dentro do espaço escolar e na expressão do protagonismo das juventudes mostrando suas perspectivas sobre o mundo e suas reinvindicações, assim como sua esperança em um mundo mais solidário e colaborativo para transformação na sociedade em que vivemos.

Externo à Instituição - PAULO CÉSAR RODRIGUES CARRANO - UFF
Interna - 1151554 - ANDREA CRISTINA VERSUTI
Presidente - 1767526 - MARIA LIDIA BUENO FERNANDES
Interna - 1482848 - WIVIAN JANY WELLER