Banca de DEFESA: Julia Mello Schnorr

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Julia Mello Schnorr
DATA : 08/12/2023
LOCAL: SALA DE ATOS DA FE 1

“Ela chegou lá”: Discurso meritocrático e táticas juvenis de apropriação do capital midiático nos estudos

Capital midiático; mídias; cotas afirmativas; desigualdade social; ideologia.

A investigação trabalha a ampliação do capital cultural inserida na cultura digital e nas vivências escolares de jovens periféricas. Para isso, analisamos criticamente quais as condições de produção do discurso em uma leitura e releitura da mídia por 13 jovens de escolas públicas do Distrito Federal, levando em consideração a apropriação do capital midiático entre os anos de 2020 e 2022. A família provém a moratória da juventude, a fim de que as jovens possam estudar, bem como salienta valores como trabalho duro. Quando elas falam que suas mães são batalhadoras, elas têm para si como devem se portar no mundo do trabalho. Por terem o professor como referência, as jovens frisam a importância de um profissional entendedor de sua responsabilidade social. Quando se utilizam da mídia para fins acadêmicos, as jovens têm o professor como alicerce. Entendedoras da desigualdade social, algumas jovens se apropriam de capital midiático enquanto tática e o utilizam na luta simbólica. O método revela que a ideologia rege as práticas sociais ao analisarmos a colonização das subjetividades e constatando que a negação das cotas, em especial as raciais, e das próprias desigualdades sociais, alinham-se a leituras hegemônicas. A importância da vivência universitária, bem como o caráter da instituição de ensino e a escolha dos cursos auxiliam a conformar leituras midiáticas. Cotistas tiveram mais leituras resistentes ou negociadas que dominantes. Frisamos que o acompanhamento de dois anos ressaltou as modificações tanto na leitura da mídia meritocrática como na relação com a apropriação do capital midiático.

Presidente - 1651994 - CARLOS ALBERTO LOPES DE SOUSA
Interna - 1151554 - ANDREA CRISTINA VERSUTI
Interna - 1482848 - WIVIAN JANY WELLER
Externa à Instituição - GRACIELLA WATANABE - UFABC