Banca de DEFESA: Bruna de Oliveira Passos

DISCENTE : Bruna de Oliveira Passos
DATA : 08/12/2023
LOCAL: Sala de Atos da FE 1

“A inter-relação entre plágio e inteligência artificial na escrita acadêmica: uma análise a partir da compreensão de graduandos em pedagogia”.

Plágio; Ciberplágio; Inteligência Artificial;Escrita acadêmica; Educação Superior

A Inteligência Artificial apresenta-se em várias esferas do cotidiano das pessoas, provocando grande impacto na produção de linguagem. A presente pesquisa buscou analisar criticamente a compreensão de estudantes de graduação em Pedagogia sobre a inter-relação entre plágio e uso de Inteligência Artificial para a produção de textos escritos. O referencial teórico aborda o plágio, o ciberplágio acadêmico e aInteligência Artificial para produção de textos. Os dados foram coletados junto a estudantesde graduação do curso de Pedagogia das modalidades presencial e a distância da Universidadede Brasília, mediante aplicação de questionário e entrevista. Para análise dos dados, lançamosmão da Análise de Conteúdo de Bardin (1977), e da triangulação de dados de Triviños (1987).Os participantes apontam, como principal causador do plágio, no questionário, a dificuldadena escrita original e autônoma e nas entrevistas o tempo. Eles admitem a utilização deferramenta de IA para escrita de textos dissertativos, compreendem o conceito do plágio demodo geral, porém, diante de uma situação específica de uso de IA para escrita de textosacadêmicos, a maioria deles não consegue identificá-lo. Conclui-se que os estudantesdemonstram preocupação com questões de autoria em caso de uso de ferramentas de IA paraescrita de texto. Diante disso, identificamos a necessidade de se repensar o ambienteeducativo na Educação Superior a fim de que ele propicie a construção da autoria, acompreensão de situações que envolvem plágio ou ciberplágio acadêmico e a formação parautilização de ferramentas deIA generativas.

Presidente - 1651994 - CARLOS ALBERTO LOPES DE SOUSA
Externo ao Programa - 2662431 - EDUARDO DI DEUS - UnBExterna ao Programa - 2330228 - PAULA GOMES DE OLIVEIRA - UnBExterno à Instituição - CARLOS ANGELO DE MENESES SOUSA - UCB
Notícia cadastrada em: 20/11/2023 13:09
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app16_Prod.sigaa10