Banca de QUALIFICAÇÃO: DAIANE APARECIDA ARAUJO DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DAIANE APARECIDA ARAUJO DE OLIVEIRA
DATA : 22/11/2023
LOCAL: Virtual

A RELAÇÃO CRIANÇA-MÚSICA: VIVÊNCIAS EDUCATIVAS NO CAMPO DOS AFETOS

Música; Emoções; Infância; Educação; Teoria Histórico-Cultural

Este projeto de tese propõe discutir, à luz da Teoria Histórico-Cultural de Vigotski, a relação da criança com a arte, na defesa de que na cultura, as crianças se relacionam com as músicas, atribuindo-lhes sentidos emocionais. Com isso, intencionará apontar caminhos para que a vivência da criança com a arte no espaço educativo da escola tenha como centralidade o campo dos afetos. Teórico-metodologicamente, a pesquisa será desenvolvida sob os pressupostos do método pedológico proposto por Vigotski. Pretende-se realizar uma pesquisa empírica, em que a pesquisadora será também a organizadora do espaço educativo escolar, que terá a arte como atividade educativa, a partir da música como expressão artística. Assim, buscará compreender de maneira aprofundada a relação criança-arte, realizando observações e diálogos sobre as vivências estéticas possibilitadas pela pesquisa. Ao final, espera-se demonstrar a tese proposta e apontar possíveis caminhos para a organizar espaços educativos musicais para vivências afetivas.

Interna - 1516150 - CRISTINA MASSOT MADEIRA COELHO
Externo à Instituição - LAURO ARAÚJO MOTA - UFPI
Externa à Instituição - MARIA PAULINA CASTRO TORRES - UCHILE
Presidente - 2223086 - PATRICIA LIMA MARTINS PEDERIVA