Banca de QUALIFICAÇÃO: Aline da Costa Luz

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Aline da Costa Luz
DATA : 25/11/2023
LOCAL: Sala de atos

Feminismo, Educação Popular e Extensão: Contribuições da Extensão Universitária na Construção de uma Educação para a Igualdade de Gênero

Extensão Popular. Gênero. Feminismo. Educação Popular. Promotoras Legais Populares.

A presente proposta tem o intuito de analisar a relação profícua entre a Extensão desenvolvida pelas instituições públicas de ensino superior (IPES) e a educação para a igualdade de gênero e combate à violência contra a mulher. Compreendendo o papel transformador que a Extensão pode e deve adquirir, e tendo amparo nos objetivos estabelecidos pela Política Nacional de Extensão Universitária, almeja-se aqui a análise de ações de extensão que assumem o papel da extensão popular, como proposta por Paulo Freire (1983), e propõem ações educativas de elucidação sobre os direitos das mulheres, direitos reprodutivos e combate à violência contra a mulher, mais especificamente àquelas desenvolvidas pelas Promotoras Legais Populares (PLPs). Embasando-se no Materialismo Histórico-dialético, na Educação Popular e no Feminismo Interseccional, pretende-se também fazer uma análise crítica, por meio de metodologias qualitativas, das políticas de extensão universitária no Brasil, refletindo sobre como as questões de Gênero, Raça e Classe se apresentam e orientam, ou não, as mesmas. A pesquisa qualitativa será realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, bem como a observação participante de Projetos e Ações de Extensão de Cursos de Formação de PLPs, desenvolvidos em oito instituições públicas de ensino (UnB, IFG, UFG, UFRJ, UFBA, UFPR, IFSP, USP), comprometidos com a educação para a igualdade de gênero, o combate à violência de gênero e a formação de multiplicadoras de cidadania. Também envolve levantamento bibliográfico e documental que se relacionam à discussão sobre Gênero e Feminismo; Extensão e Educação Popular. A pesquisa justifica-se em um contexto em que as condições de vida das mulheres no Brasil historicamente se encontram atravessadas por diversas opressões, buscando contribuir para que a Extensão seja parte da solução dos grandes problemas sociais do país, conforme nos orienta em sua política nacional.

Externa à Instituição - Alice de Barros Gabriel - IFG
Externa à Instituição - Clarissa Machado de Azevedo Vaz - UFT
Presidente - 1087811 - ERLANDO DA SILVA RESES
Externa ao Programa - 4878654 - LIVIA GIMENES DIAS DA FONSECA - null