Banca de QUALIFICAÇÃO: SUEMA SOUZA ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SUEMA SOUZA ARAUJO
DATA : 12/12/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Faculdade de Educação - FE 1
TÍTULO:

ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E AS/OS ESTUDANTES DE COLETIVOS DIVERSOS: UM ESTUDO ACERCA DA PRÁTICA E DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS/ES NO DF


PALAVRAS-CHAVES:

Alfabetização Matemática. Coletivos diversos. Formação de professores. Inclusão. Diversidade.


PÁGINAS: 92
RESUMO:

O processo de alfabetização Matemática é uma temática que, mesmo com o crescente interesse de pesquisadores/as, ainda requer estudos para entendermos um pouco mais da complexidade que é ensinar para crianças, principalmente quando se trata de crianças de coletivos diversos, ou seja, pessoas com deficiência, com Transtorno do Espectro Autista, com Transtorno Funcionais, negros, povos indígenas, entre outros presentes em sala de aula. Refletir sobre esse processo implica, para este estudo, reconhecer a importância da matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental, os desafios de ensinar para crianças de coletivos diversos e, sobretudo, compreender a formação continuada de professoras que atuam neste contexto.  Diante disso, temos, como objetivo geral, refletir sobre os desafios da prática e da formação continuada de professoras alfabetizadoras no que versa o ensino de matemática diante de estudantes de coletivos diversos. Os desdobramentos deste objetivo são: refletir sobre a inclusão de estudantes de coletivos diversos no contexto da alfabetização matemática; verificar de que forma as políticas de formação continuada de professores/as alfabetizadores/as da SEEDF vêm se constituindo no campo da matemática para atender os coletivos diversos; e investigar a formação continuada de professores/as alfabetizadores/as da SEEDF no contexto da matemática e da diversidade nos espaços escolares de coordenação coletiva. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, que foi realizada por meio de análise documental, de pesquisa bibliográfica e de aplicação de questionário. A análise dos dados coletados por meio de questionário será feita com base na análise de conteúdo observando os pressupostos de Bardin. A técnica de organização textual escolhida foi o formato Multipaper, na qual o texto é estruturado numa coletânea de artigos independentes, porém interligados que, nesse estudo, serão somados a um capítulo introdutório e a reflexões finais.  Com base nos estudos do primeiro artigo, constatamos que inclusão implica lidar com a diversidade, onde os estudantes podem ser pertencentes de diversos grupos distintos, assim se faz necessário compreender as dificuldades dos alunos/as identificando estratégias e recursos para promover a inclusão na escola, proporcionando uma ampla variedade de oportunidades para que possam experimentar, observar e refletir. Os resultados preliminares do artigo 2 evidenciaram que as políticas públicas para formação continuada de professores/as não são suficientes para o número de docentes e que a maioria dessas formações aborda de forma superficial a inclusão e a diversidade. Em relação ao artigo 3 ainda não temos resultado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2991334 - LYGIANNE BATISTA VIEIRA
Interno - 1077549 - GERALDO EUSTAQUIO MOREIRA
Externa ao Programa - 1722161 - DEISE RAMOS DA ROCHA - UnBExterna à Instituição - EDVONETE SOUZA DE ALENCAR - UFGD
Notícia cadastrada em: 28/11/2023 08:44
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