Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA ALVES LOPES DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULIANA ALVES LOPES DOS SANTOS
DATA : 29/11/2023
LOCAL: Sala de Atos - FE-01

JOGOS E BRINCADEIRAS NA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO CAMPO CONCEITUAL ADITIVO

Jogos e brincadeiras; Campos conceituais aditivos; Alfabetização matemática; Educação Matemática; Educação.

Os jogos e as brincadeiras, enquanto recurso didático, podem desempenhar papel importante no trabalho pedagógico da alfabetização matemática. A alfabetização matemática envolve a compreensão e a construção de conceitos numéricos, bem como o domínio das operações matemáticas elementares, como adição e subtração, para resolver situações-problemas, isto é, a progressão da compreensão dos estudantes em relação aos conceitos e relações de adição, desenvolvendo o campo conceitual aditivo. Diante do exposto, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar possíveis contribuições do uso do jogo e da brincadeira no trabalho pedagógico para o desenvolvimento de habilidades do campo conceitual aditivo para o processo de alfabetização matemática de estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental. Para alcançar esse intento, os objetivos específicos são identificar pesquisas brasileiras que abordaram o uso do jogo e da brincadeira no processo de alfabetização matemática de estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental, no período de 2010 a 2019; analisar o uso do jogo e da brincadeira para o desenvolvimento de habilidades do campo conceitual aditivo no processo de alfabetização nos anos iniciais; descrever potencialidades dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento da alfabetização matemática. Os aspectos metodológicos explicitam uma pesquisa de abordagem qualitativa, com objetivos de natureza descritiva e exploratória. Quanto aos procedimentos de coleta de dados, serão utilizadas pesquisa bibliográfica e pesquisa colaborativa. As técnicas de análise de dados serão a análise documental e análise de conteúdo. Vergnaud (1996), Kishimoto (2012), Danyluk (2015) são os referenciais teóricos de suporte da pesquisa. Como resultados preliminares tem-se que ainda é incipiente o número de pesquisas que trata da temática em tela. Considera-se, portanto, a necessidade de pesquisas que aprofundem mais sobre a temática em questão.

Externa à Instituição - EDVONETE SOUZA DE ALENCAR - UFGD
Presidente - 1077549 - GERALDO EUSTAQUIO MOREIRA
Externa à Instituição - Joeanne Neves Fraz - IFG
Interna - 2991334 - LYGIANNE BATISTA VIEIRA