Banca de QUALIFICAÇÃO: NATÁLIA NEIVA MILHOMENS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NATÁLIA NEIVA MILHOMENS
DATA : 18/12/2023
LOCAL: Sala de Colegiados (FE3)

Dissidências sexuais e de gênero, subjetividade e educação: tensionamentos e possibilidades entre estudantes universitários

Gênero; sexualidade; subjetividade; educação; desenvolvimento subjetivo

Este trabalho aborda produções subjetivas relacionadas as dissidências de gênero e sexualidade no contexto universitário. Levantamentos recentes convergem na afirmação de um contexto grave de violência contra a população sexo-gênero diversa. Tal contexto tem culminado em inúmeros desdobramentos problemáticos para a qualidade dos processos educativos da população sexo-gênero-diversa nos diferentes níveis de ensino, além de resultar na perda de diversas vidas. Diante desse panorama, é urgente o desenvolvimento de pesquisas que compreendam de forma complexa os processos de sofrimento que emergem na vivência desta população, de modo que seja possível pensar práticas educativas orientadas para o desenvolvimento subjetivo. Nesse sentido, além da importância de se pensar o acesso às universidades por meio de políticas de inclusão de populações historicamente violentadas e excluídas, faz-se necessário desenvolver estudos que coloquem em foco os processos que se relacionam à qualidade da permanência de estudantes que vivenciam dissidências sexuais e de gênero no contexto universitário. Diante deste contexto, com base no referencial da Teoria da Subjetividade em uma perspectiva histórico-cultural, esta pesquisa tem como objetivo geral compreender configurações subjetivas individuais e sociais das dissidências sexuais e de gênero na Universidade de Brasília, tendo como foco a construção de princípios e estratégias educativas que favoreçam o desenvolvimento subjetivo nesse contexto. A pesquisa parte de críticas aos processos de normatização, patologização e fragmentação dos processos humanos, buscando avançar no entendimento dos conflitos e possibilidades vivenciados pela população sexo-gênero-diversa na universidade, enfatizando tanto a institucionalização de práticas cisheteronormativas que se articulam a diversas formas de sofrimento, bem como eventuais recursos subjetivos individuais e sociais gerados a partir da vivência de dissidências sexuais e de gênero no espaço universitário. Para tanto, será utilizado a Metodologia ConstrutivoInterpretativa, apoiada nos princípios da Epistemologia Qualitativa, que concebe a produção de conhecimento enquanto um processo dialógico e construtivointerpretativo, assim como a singularidade como fonte legítima para a construção do conhecimento científico. Os participantes da pesquisa serão estudantes da UnB que vivenciam dissidências sexuais ou de gênero. No curso da pesquisa, será feito um estudo de caso da configuração subjetiva social das dissidências de gênero e sexualidade na Universidade de Brasília, e dois estudos de casos individuais de estudantes serão aprofundados. Para isso, farei uso de dinâmicas conversacionais a partir de diversos momentos do cotidiano institucional. Assim, a pesquisa busca gerar novas zonas de inteligibilidade sobre as dissidências sexuais e de gênero, a subjetividade e a educação no contexto universitário.

Interna - 1516150 - CRISTINA MASSOT MADEIRA COELHO
Presidente - 3171415 - DANIEL MAGALHAES GOULART
Externa à Instituição - JAQUELINE GOMES DE JESUS - IFRJ
Externa à Instituição - VALERIA DEUSDARA MORI - UNICEUB