Banca de QUALIFICAÇÃO: PAOLA MARIEL MONASTERIO DE LA MENZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PAOLA MARIEL MONASTERIO DE LA MENZA
DATA : 21/12/2023
LOCAL: Sala dos Colegiados 1 - FE3

Adolescentes em sofrimento subjetivo em uma escola pública no período (pós) pandêmico: um estudo de caso

Sofrimento subjetivo, subjetividade, adolescentes, espaço escolar

Processos de saúde mental no contexto escolar vem sendo discutidos em diversas pesquisas e são motivo de preocupações nas práticas educacionais. Ao abordar esse tema, este trabalho reconhece a escola como espaço potencialmente promotor da saúde mental dos adolescentes à medida que pode oferecer instrumentos afetivos e sociais que favoreçam a inclusão das singularidades. Para essa finalidade, faz-se relevante um olhar que articule educação, saúde mental e desenvolvimento humano, de modo a permitir o avanço em caminhos de inteligibilidade sobre processos de sofrimento subjetivo de adolescentes para uma compreensão complexa das diversidades e das singularidades dos adolescentes no espaço escolar (pós) pandêmico. À luz da Teoria da Subjetividade em uma abordagem histórico-cultural de Fernando Gonzalez Rey, esta pesquisa tem como objetivo compreender como se configura subjetivamente quadros de sofrimento de adolescentes em uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal no contexto pós-pandêmico, tendo como foco a elaboração de princípios e estratégias educativas que favoreçam o desenvolvimento subjetivo nesse contexto, além da patologização. A partir da Metodologia Construtivo-Interpretativa, fundamentada na Epistemologia Qualitativa abordaremos como se configura o sofrimento subjetivo na subjetividade social da escola e na subjetividade individual de um estudante por meio de um estudo de caso. Os instrumentos a serem utilizados serão: dinâmicas conversacionais, diálogos sobre fotografias, desenhos e técnica de complemento de frases, no intuito de favorecer uma participação engajada, crítica e reflexiva dos participantes. A pesquisa tem a pretensão de ser um aporte para a discussão sobre acolhimento de adolescentes em sofrimento subjetivo nas instituições de ensino, assim como refletir sobre eventuais recursos subjetivos gerados pela própria instituição escolar frente aos problemas de saúde mental emergentes na atualidade.

Externa à Instituição - MARIA CRISTINA VENTURA COUTO - UFRJ
Interna - 1516150 - CRISTINA MASSOT MADEIRA COELHO
Presidente - 3171415 - DANIEL MAGALHAES GOULART
Externa ao Programa - 2686011 - SANDRA FERRAZ DE CASTILLO DOURADO FREIRE - null