Banca de QUALIFICAÇÃO: VALDIR SODRÉ DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VALDIR SODRÉ DOS SANTOS
DATA : 15/12/2023
LOCAL: Virtual

AVALIAÇÃO FORMATIVA EM MATEMÁTICA: O PAPEL DOS FEEDBACKS NA PROMOÇÃO DAS APRENDIZAGENS

Avaliação. Avaliação em Matemática. Feedback. Aprendizagem matemática.

Avaliação é um tema que vem sendo amplamente discutido em vários contextos, seja pela sua relevância no cotidiano das salas de aula, bem como para discutir políticas públicas educacionais a partir dos resultados das avaliações externas (SAEB, PISA etc.). O foco deste projeto é a avaliação da aprendizagem em sala de aula e tem como objetivo analisar em que medida o feedback se faz presente nos processos avaliativos em matemática numa turma de 1º ano do ensino médio de uma escola da rede pública do DF. Insere-se esta investigação, quanto à natureza, nos fundamentos da pesquisa qualitativa e do tipo observação participante e, quanto aos objetivos, como pesquisa descritiva. Indica-se que: (a) os partícipes dessa investigação girarão em torno de um(a) professor(a) de um estabelecimento de ensino público do Distrito Federal de Ensino Médio de uma Unidade Administrativa do DF com uma de suas turmas de atuação, que representam cerca de 40 estudantes, de ambos os sexos, com idades girando em torno de 15 a 16 anos. As informações que serão analisadas serão obtidas por meio de acompanhamento/observação de aulas, aplicações de questionários, realização de entrevistas (com professor regente e com alguns estudantes). A relevância da pesquisa proposta está na possibilidade de explicitar e analisar esses feedbacks, a fim de compreender como os percursos das aprendizagens de estudantes repercutem no desenvolvimento profissional do professor e, consequentemente, na prática docente e nas aprendizagens dos estudantes. Tornar pública essa compreensão pode contribuir para a formação dos sujeitos que atuam no ambiente escolar.

Externo à Instituição - REINALDO FEIO LIMA - UFPA
Presidente - 1714408 - CLEYTON HERCULES GONTIJO
Externo à Instituição - MATEUS GIANNI FONSECA - IFB
Externa ao Programa - 1782267 - REGINA DA SILVA PINA NEVES - UnB