Banca de QUALIFICAÇÃO: VICTÓRIA ALMEIDA CORRÊIA PORTO PRAÇA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VICTÓRIA ALMEIDA CORRÊIA PORTO PRAÇA
DATA : 19/07/2024
HORA: 09:30
LOCAL: Virtual (RNP)
TÍTULO:

A LIDERANÇA NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA ANÁLISE VISANDO À IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS


PALAVRAS-CHAVES:

Liderança; Diretor; Gestão; Escola.


PÁGINAS: 48
RESUMO:

O presente trabalho objetiva de modo geral compreender como o modelo de gestão escolar, personificado pelo diretor, pode traduzir diferentes entendimentos de liderança transformacional, no contexto formativo da Mentoria de Diretores Escolares no DF, e de modo específico: 1) coletar entendimentos acerca do conceito e da aplicação de liderança no imaginário escolar; 2) analisar como os líderes formais, Diretores, podem influenciar  na comunidade escolar; 3) analisar como a liderança pode associar-se à implementação (ou não) de políticas públicas no âmbito educacional e escolar, inclusive sob a ótica do projeto formativo de diretores. A autoridade formal das lideranças estudadas repercute na criação política individual e coletiva, como engrenagem silenciadora ou transformativa, capaz de reprimir ou revelar conflitos importantes para o desenvolvimento da humanidade no mundo e imprimir um poder de influência decisória sob as dialógicas e as dialéticas da socialização, da criação de simbolismos e da visão de mundo abarcada. A metodologia qualitativa explora, aqui, o rompimento com paradigmas clássicos, a construção da intelectualidade coletiva, a partir de uma cientificidade crítica e reflexiva, e o estudo de significantes e significados formativos e operacionais da liderança no âmbito escolar, utilizando-se da revisão de literatura, da observação completa e da aplicação de entrevistas semiestruturadas para a coleta e a sistematização de dados e informações. A pesquisa seguiu princípios éticos e foi validada junto à equipe executiva do programa e à Secretaria de Educação do DF e justifica-se pelo papel institucional, democratizante, universalizante e emancipador da escola, sob a ótica do diretor como figura decisória, influente direta e indiretamente, na cultura ambiental, no desempenho dos estudantes, na visão político-pedagógica adotada e na consolidação de um projeto de sociedade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1476784 - REMI CASTIONI
Interna - 1213588 - ADRIANA ALMEIDA SALES DE MELO
Externo ao Programa - 404712 - BERNARDO KIPNIS - UnBExterno à Instituição - ROGERIO DE ANDRADE CORDOVA - FAPDF
Notícia cadastrada em: 04/07/2024 15:04
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app36.sigaa36