A LIDERANÇA NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA ANÁLISE VISANDO À IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Liderança; Diretor; Gestão; Escola.
O presente trabalho objetiva de modo geral compreender como o modelo de gestão escolar, personificado pelo diretor, pode traduzir diferentes entendimentos de liderança transformacional, no contexto formativo da Mentoria de Diretores Escolares no DF, e de modo específico: 1) coletar entendimentos acerca do conceito e da aplicação de liderança no imaginário escolar; 2) analisar como os líderes formais, Diretores, podem influenciar na comunidade escolar; 3) analisar como a liderança pode associar-se à implementação (ou não) de políticas públicas no âmbito educacional e escolar, inclusive sob a ótica do projeto formativo de diretores. A autoridade formal das lideranças estudadas repercute na criação política individual e coletiva, como engrenagem silenciadora ou transformativa, capaz de reprimir ou revelar conflitos importantes para o desenvolvimento da humanidade no mundo e imprimir um poder de influência decisória sob as dialógicas e as dialéticas da socialização, da criação de simbolismos e da visão de mundo abarcada. A metodologia qualitativa explora, aqui, o rompimento com paradigmas clássicos, a construção da intelectualidade coletiva, a partir de uma cientificidade crítica e reflexiva, e o estudo de significantes e significados formativos e operacionais da liderança no âmbito escolar, utilizando-se da revisão de literatura, da observação completa e da aplicação de entrevistas semiestruturadas para a coleta e a sistematização de dados e informações. A pesquisa seguiu princípios éticos e foi validada junto à equipe executiva do programa e à Secretaria de Educação do DF e justifica-se pelo papel institucional, democratizante, universalizante e emancipador da escola, sob a ótica do diretor como figura decisória, influente direta e indiretamente, na cultura ambiental, no desempenho dos estudantes, na visão político-pedagógica adotada e na consolidação de um projeto de sociedade.