Estéticas, poéticas e políticas em cena: encontros com mulheres cineastas brasileiras
Palavras-chave: Mulheres diretoras; Protagonismo feminino; Cinema menor; Educação estética feminista.
Mobilizada pelo lugar de protagonismo feminino nas diferentes esferas sociais, esta dissertação é atravessada pelas temáticas referentes aos feminismos, cinemas e educação. O objetivo é identificar singularidades feministas nos elementos da linguagem cinematográfica utilizadas nas produções de mulheres diretoras e, para tanto, propõe-se a: a) Cartografar as trajetórias das diretoras brasileiras selecionadas e suas obras; b) Rastrear como suas subjetividades são transcritas nas personagens femininas de seus filmes; c) Analisar como essas produções podem ajudar na reflexão sobre as estéticas, poéticas e políticas de resistência no cinema de mulheres; e d) Compreender qual a força e a potência do cinema para a educação, buscando a valorização do cinema nacional, sobretudo o produzido por mulheres. Devido ao contexto sociocultural em que estão inseridos, os cinemas de/com mulheres são inseparáveis das dimensões estéticas, poéticas e políticas. São potências minoritárias que se inserem no discurso cinematográfico dominante pelas frestas para produzir dissidências. O mapa cartográfico, a partir da Filosofia da Diferença, é tecido na busca por pistas de subjetividade deixadas pelas cineastas em seus filmes e na fabulação para imaginar mundos possíveis e estéticas feministas das imagens. Essas representações através de seus olhares refazem o feminino no cinema e subvertem as lógicas de um sistema hegemônico, padronizador e excludente que opera como máquina de rostidade, que oprime e aniquila as multiplicidades de existências. Com isso, os cinemas produzidos por mulheres se revelam como micropolíticas desviantes e dão passagem para epistemologias femininas plurais.