O CURRÍCULO DAS ESCOLAS PARQUE DO DISTRITO FEDERAL: ENTRE O PROPOSTO, O DITO E O FEITO
Currículo; Escola Parque; Organização do Trabalho Pedagógico.
A educação institucionalizada tem na organização do trabalho pedagógico o processo para a concretização de seus objetivos e intencionalidades que inclui a construção e consolidação, no contexto escolar, dos conhecimentos historicamente acumulados pela humanidade. A organização do trabalho pedagógico inclui elementos estruturantes: objetivos, métodos, avaliação, didática e currículo. Este projeto de pesquisa tem como objeto de estudo, um desses elementos, o currículo. Na atualidade, tratar de currículo, pressupõe, segundo Sacristán (2000), que se observe sua problemática a partir da reflexão sobre que objetivo se pretende atingir, o que ensinar, por que ensinar, para quem são os objetivos. E ainda quem possui o melhor acesso às formas legítimas de conhecimento, que processos incidem e modificam as decisões até que se chegue à prática, como se transmite a cultura escolar, como os conteúdos podem ser interrelacionados, com quais recursos/materiais metodológicos, como organizar os grupos de trabalho, o tempo e o espaço, como promover o desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes e as consequências sobre as práticas pedagógicas. Entendendo o currículo como território de e em disputa e uma questão de “saber, poder e identidade (Silva, 2009), investigar o currículo – suas diversas teorias, manifestações e influências – implica compreendê-lo em sua complexidade, de forma contextualizada, como uma construção que se dá nas relações entre os indivíduos e os espaços sociais que permeiam a prática pedagógica. Nesse cenário, esses e outros elementos que constituem o currículo apresentam nuances e especificidades relacionadas ao contexto em que se desenvolve a prática pedagógica. Etapas, níveis, modalidades de ensino e características específicas de redes e até mesmo de escolas apresentam singularidades que contribuem para a elaboração e desenvolvimento curricular. Diante dessas circunstâncias, a pesquisa terá como foco o currículo das Escolas Parque do Distrito Federal e as relações entre o que é proposto, o que é dito e o que é feito para implementar o currículo dessas instituições de ensino singulares. Atualmente, existem oito Escolas Parque no Distrito Federal, que desenvolvem um modelo de educação integral com especificidades, entre essas particularidades pode-se apontar o currículo nelas desenvolvido. A pesquisa buscará, então, aprofundar-se nos currículos dessas escolas, por meio de análise crítico-dialética, apreender a essência dos elementos, negociações, tensões, aproximações, rupturas e contradições que permeiam sua organização do trabalho pedagógico. Este projeto de pesquisa integra o conjunto de produções científicas desenvolvidas pelo Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Trabalho Docente, Didática e Organização do Trabalho Pedagógico – Prodocência, no âmbito do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), na Linha de Pesquisa: Profissão Docente, Currículo e Avaliação (PDCA). Apresenta-se como problema de pesquisa tem como problema: como as Escolas Parque do Distrito Federal organizam, desenvolvem e avaliam seu trabalho pedagógico, considerando as articulações entre o currículo prescrito, o currículo modelado e o currículo vivido? O objetivo geral que norteará o processo investigativo é analisar como as Escolas Parque do Distrito Federal organizam, desenvolvem e avaliam seu trabalho pedagógico, considerando as articulações entre o currículo prescrito, o currículo modelado e o currículo vivido. Para melhor encaminhamento, foram estabelecidos como objetivos específicos: a) Discutir os pressupostos teóricometodológicos orientadores das propostas curriculares das Escolas Parque do Distrito Federal; b) Refletir sobre as significações constituídas pelos profissionais da educação acerca do currículo das Escolas Parque do Distrito Federal; c) Compreender como ocorre a organização e implementação do currículo nas Escolas Parque do Distrito Federal; d) Compreender se o trabalho pedagógico desenvolvido nas escolas se articula ao currículo das Escolas Parque do DF. Em termos teórico-metodológicos, a pesquisa qualitativa assume a perspectiva crítico-dialética com base em pressupostos do Materialismo HistóricoDialético (Marx, 2008.; Cury, 1985.; Netto, 2009, 2011). Serão utilizados para a produção de dados: análise documental, observações e entrevista com docentes atuantes nas Escolas Parque do DF. Na leitura e organização dos dados produzidos adotar-se-á os núcleos de significação (Aguiar e Ozella, 2006, 2013, 2015). Em termos teóricoconceitual, serão trabalhados os conceitos de Bernstein (1996) sobre teoria de códigos e relações de classe que servirão de base para a análise dos documentos curriculares. No contexto das práticas curriculares serão consideradas as abordagens de Apple (2001, 2003, 2008), Sacristán (2000), Moreira (2002, 2013, 2016) e Godson (2018) tendo como enfoque o currículo na perspectiva construcionista social. No desenvolvimento do estudo, buscar-se-á compreender as múltiplas determinações que envolvem a análise do currículo prescrito, modelado e vivido nas Escolas Parque, entendendo que uma política curricular não se efetiva por si só, mas pelo trabalho pedagógico concebido, organizado, desenvolvido, acompanhado e avaliado em cada instituição de ensino, à luz e sua proposta pedagógica e ainda, por questões sociais, econômicas e culturais que a influenciam