COORDENADOR PEDAGÓGICO: FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA INICIAL, EM-SI E PARA-SI NO E PELO TRABALHO EDUCATIVO
Trabalho; Trabalho pedagógico; Educação; Formação de consciência; Coordenador Pedagógico
Este projeto de pesquisa apresenta como objeto de estudo a consciência inicial, em si e para si do coordenador pedagógico. Nesta temática, compreende-se que a função social precípua da escola pública é oportunizar aos sujeitos a apropriação de conhecimentos historicamente produzidos pela humanidade e a sua formação humana omnilateral. Nesta perspectiva, entende-se que os indivíduos envolvidos no trabalho educativo e pedagógico precisam perceber a escola como uma das esferas fundamentais de enriquecimento da universalidade humana, pois quanto maior for a compreensão crítica dos diversos complexos que constituem a vida humana, mais transformador e emancipatório será o papel dos indivíduos na sociedade. Assim, entender esse movimento envolve a análise da formação da consciência dos indivíduos, que se dá a partir da realidade concreta existente em um processo inicial de interiorização de valores, normas, juízos e somados a esses, o domínio dos conhecimentos científicos. Nesse sentido, destaca-se o papel do coordenador pedagógico nas escolas públicas contemporâneas, como um dos responsáveis pela mediação dos saberes pedagógicos que consubstanciam a prática docente e, logo, a formação humana dos seus pares. Este profissional, tem um papel essencial na articulação do trabalho pedagógico e pode em sua atividade, conceber e propor ações que podem manter, reproduzir ou transformar a realidade escolar, os seus pares e a si mesmo, dependendo do nível de consciência que possui de seu trabalho enquanto práxis intencional, planejada e orientada a finalidades. Em termos teórico conceituais, adota-se, a partir dos estudos de Iasi (2011, a discussão dos níveis de consciência e o entendimento da categoria trabalho como ontológica na constituição do ser social, complexo existente na e para a formação da consciência considerando as relações sociais e de poder nela desenvolvidas. Nessa perspectiva, a pesquisa concentra-se na relação entre a formação da consciência do coordenador pedagógico e o trabalho por ele desenvolvido em um contexto educativo de relações e interações. A pesquisa integra o conjunto de estudos desenvolvidos pelo Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Trabalho Docente, Didática e Organização do Trabalho Pedagógico – Prodocência, vinculado ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), na Linha de Pesquisa: Profissão Docente, Currículo e Avaliação (PDCA). Tem-se como problema de pesquisa: como o trabalho do coordenador pedagógico e influencia na formação de sua consciência (inicial/em-si/para-si), em escolas da rede pública de ensino do DF? O objetivo geral é analisar como o trabalho do coordenador pedagógico influencia na formação de sua consciência (inicial/em-si/para-si), em escolas da rede pública de ensino do DF. Esse objetivo geral desdobra-se nos objetivos específicos: a) Compreender como o Coordenador Pedagógico medeia as relações de trabalho na escola; b) Discutir o trabalho pedagógico constituído e constituinte na e pela atividade do coordenador pedagógico; c) Refletir sobre as significações atribuídas pelo coordenador pedagógico ao seu trabalho; d) Compreender os elementos que constituem a organização do trabalho pedagógico da escola e suas relações com a formação da consciência inicial, em-si e para-si do coordenador pedagógico. Metodologicamente, a pesquisa de abordagem qualitativa adota a perspectiva críticodialética, fundamentada nos pressupostos do Materialismo Histórico-Dialético (Marx, 2017; Cury, 2000; Netto, 2011). Para a produção de dados, serão utilizadas observações e entrevistas semiestruturadas com coordenadores pedagógicos atuantes em escolas públicas da vinculadas à Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Na análise dos dados, serão aplicados os núcleos de significação (Aguiar & Ozella, 2013, 2015). Teoricamente, serão explorados conceitos de Lukács (2012, 2013, 2023) sobre a constituição do ser social mediado pelo trabalho, Saviani (2013, 2021) no que concerne à educação na formação humana e trabalho educativo, Duarte (2013) contribuindo nas reflexões e elaborações sobre a formação da individualidade, Iasi (2011, 2022) que discute a formação da consciência, e Placco & Almeida (2015, 2018) com abordagens sobre o coordenador pedagógico. O desenvolvimento do estudo almeja compreender a relação entre o trabalho educativo dos coordenadores pedagógicos e a formação de consciência, considerando as contradições e mediações que marcam a sua constituição no contexto escolar.