Banca de DEFESA: GIOVANNA ROBERTA DA SILVA CRUZ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GIOVANNA ROBERTA DA SILVA CRUZ
DATA : 23/09/2024
HORA: 09:00
LOCAL: online
TÍTULO:

Memória Educativa: subjetividade e implicação na prática docente e repercussões pedagógicas da pandemia de Covid-19


PALAVRAS-CHAVES:

Educação, psicanálise, subjetividade, memória educativa, docência e pandemia.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Esta dissertação insere-se no campo da subjetividade, a partir de uma leitura psicanalítica sobre a constituição da dimensão subjetiva, além do campo da memória, haja vista que essa é constituída no decorrer da vida e impacta na trajetória do sujeito. Com um recorte educacional, este projeto analisa a marca de memória inscrita nos professores do ensino fundamental, mais precisamente, do sexto e sétimo ano, e concomitante na análise de como essas memórias educativas implicam no estilo da docência. Para mais, refletindo, também, a influência e as possíveis repercussões da pandemia de Covid-19 na educação, tais como: a dificuldade de acesso ao ensino remoto e a evasão escolar. Nessa perspectiva, esta pesquisa, de cunho qualitativo, utilizou o aporte teórico da psicanálise para compreensão da subjetividade, sobretudo, nos conceitos freudianos, além da análise da memória a partir da concepção de aparelho psíquico. Com isso, a estratégia de investigação utilizada foi o dispositivo da memória educativa, sendo realizada através de escrita das memórias, e a entrevista semiestruturada, para aprofundamento do material escrito. Para a realização do projeto, os sujeitos de pesquisa foram professores da Secretaria do Estado de Educação do Distrito Federal, com formação em português e matemática e atuantes nos sextos e sétimos anos, no período em que este projeto foi desenvolvido. A escolha de docentes de português e matemática foi motivada pelo maior número de aulas dessas disciplinas, e a escolha dos anos justifica-se por se tratar dos dois primeiros anos após a educação infantil, ou seja, um período de transição e de significativas mudanças para os professores e alunos, devido às possíveis marcas impressas nesta passagem, portanto é fundamental a reflexão do professor sobre as implicações pessoais e pedagógicas de sua atuação para que possa refletir enquanto sujeito que afeta e também é afetado.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.860.028-** - INES MARIA MARQUES ZANFORLIN PIRES DE ALMEIDA - UnB
Interna - 2164507 - CLAUDIA MARCIA LYRA PATO
Externo ao Programa - 2179856 - PAULO SERGIO DE ANDRADE BAREICHA - UnBExterna à Instituição - Andréa Leão Leonardo Pereira de Freitas - SEMED
Notícia cadastrada em: 18/09/2024 14:58
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