Banca de DEFESA: CAROLINA PAIVA DE FARIA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAROLINA PAIVA DE FARIA
DATA : 30/09/2024
HORA: 10:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

TICE e a prática docente: diálogos e perspectivas para o contexto pós-pandêmico


PALAVRAS-CHAVES:

TICE; Escola; Professores; Ensino e aprendizagem.


PÁGINAS: 92
RESUMO:

À medida que a sociedade se transforma, novas realidades são configuradas nos mais diversos campos. Em se tratando do cenário educacional, um mundo globalizado e permeado pelo uso da tecnologia demanda uma escola igualmente conectada. Contudo, essa não tem sido a realidade vivenciada no âmbito educacional atual, visto que a escola segue perpetuando padrões anacrônicos de ensino em total desconformidade com as demandas da sociedade da informação e do conhecimento. Em razão disso, o ambiente escolar tem sido pouco atrativo para os estudantes da geração atual, já que fora dos limites da escola esse mesmo grupo se depara com uma sociedade dinâmica, disruptiva e permeada por infinitas possibilidades. Diante disso, é imprescindível que a escola acompanhe os avanços da contemporaneidade e esteja aberta a novas possibilidades didáticas que despertem o protagonismo dos estudantes e os coloquem no centro da ação educativa como é o caso do ensino mediado pela utilização das Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão, consideradas ferramentas capazes de envolver os estudantes por meio de metodologias ativas, dinamizando o processo de ensino-aprendizagem. Assim sendo, o uso das TICE não somente aponta para um futuro promissor, mas, sobretudo, mostra um caminho perfeitamente possível, no qual há práticas pedagógicas que se mostram exequíveis e capazes de dinamizar os mais variados processos educativos. Assim, mais do que simplesmente inserir as tecnologias no âmbito educacional é preciso compreendê-las a partir de seu caráter polissêmico, de modo a vislumbrar as mais variadas ferramentas como elementos de fundamental importância, capazes de potencializar o aprendizado. Nesse sentido, é necessário que a escola e seus principais interlocutores, os professores, tenham a clareza de que a tecnologia não veio para tomar seus lugares, mas sim contribuir para que o ensino seja uma experiência efetivamente transformadora e condizente com os avanços da era atual. Em linhas gerais, o presente trabalho tem por objetivo suscitar uma reflexão acerca da importância das TICE como suporte à ação docente no processo de ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva, busca-se investigar como os professores têm lidado com essa temática no atual contexto pós-pandêmico, já que durante a pandemia de Covid-19, foi necessário que esses profissionais utilizassem as tecnologias digitais de modo compulsório para dar prosseguimento às aulas. Diante disso, o estudo visa identificar quais são os fatores que levam os docentes a aderirem ou rejeitarem as TICE no contexto educacional. Para a construção do arcabouço teórico deste estudo utilizou-se a pesquisa bibliográfica como referência, fundamentando-a em autores como Lévy(1999),Kenski(2008), Santaella(2013),Valente(2018) e Lacerda Santos(2021). O desenho metodológico da pesquisa foi delineado por meio de um estudo de caso realizado em uma escola do ensino fundamental da rede pública do Distrito Federal. A investigação se deu a partir da aplicação de questionário virtual junto ao corpo docente e de entrevistas semiestruturadas com uma amostragem de quatro professoras. Para a análise das entrevistas utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011), apresentando como resultados três principais categorias de análise: “Nível de conhecimento e preparação dos professores para o uso das tecnologias digitais”; “Professores e a percepção discente acerca das tecnologias digitais;” e “A escola atual em suas múltiplas facetas: o que temos e o que queremos”. Ao fim do estudo conclui-se que os fatores que levam os docentes a aderirem às TICE são aqueles atinentes à otimização do trabalho individual desses professores. Por outro lado, a falta de capacitação desses profissionais para o uso das tecnologias digitais no âmbito escolar foi o principal fator responsável pela rejeição desses artefatos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1482848 - WIVIAN JANY WELLER
Interna - 1151554 - ANDREA CRISTINA VERSUTI
Interna - 2739901 - GIRLENE RIBEIRO DE JESUS
Externa à Instituição - NOELI BATISTA DOS SANTOS - UFG
Notícia cadastrada em: 04/11/2024 15:27
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