Análise da Meta 7 do PNE 2014-2024: Um olhar para o fluxo e a aprendizagem
Avaliação Educacional; Avaliação da Educação
Básica; IDEB; PNE; Qualidade da educação.
Esta pesquisa tem como finalidade analisar o
fluxo escolar e a aprendizagem como previstos
na meta 7 do PNE 2014-2024. É preciso refletir
sobre a qualidade que se pretende avaliar por
meio do Índice de Desenvolvimento da
Educação Básica (IDEB) e os desafios para o
desenvolvimento educacional escolar e a
reorganização do trabalho pedagógico a partir de
seus resultados. Para realização da presente
pesquisa será utilizado o método misto
concomitante, ou seja, quali e quantitativo. A
parte quantitativa será realizada com o uso de
dados secundários, coletados pelo Instituto
Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
Anísio Teixeira (Inep). Por sua vez, a parte
qualitativa será conduzida por meio da análise
documental. Espera-se que o presente estudo
possibilite verificar, por meio dos documentos e
dados pesquisados, o que mudou na qualidade da
educação básica do Brasil aferida a partir do
IDEB durante o período de vigência do PNE
2014-2024. Espera-se também que este trabalho
suscite reflexões acerca do conceito de qualidade
da educação e se constitua um registro que
poderá fazer parte do planejamento de políticas
públicas voltadas para a qualidade da educação
básica no Brasil, especificamente no que se
refere a temas voltados para o investimento na
melhoria da qualidade da educação.