AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COMO FERRAMENTA DE GESTÃO: UM ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Educação superior; Sinaes; Autoavaliação; Uso dos resultados; Universidade de Brasília.
Este projeto propõe discutir a autoavaliação institucional, componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), na Universidade de Brasília. Para o desenvolvimento da pesquisa ora proposta, partimos do pressuposto de que a autoavaliação institucional, sob a perspectiva emancipatória e formativa, assume fundamental importância na promoção da qualidade da educação superior. No entanto, nos últimos anos, esse papel educativo tem sido ofuscado pela supervalorização dos aspectos regulatórios e burocráticos do Sinaes. Nesse contexto, questionamos: de que maneira os resultados da autoavaliação institucional foram utilizados pelos gestores da Universidade de Brasília, nos triênios 2017/2019 e 2020/2022? A justificativa deste projeto de pesquisa reside na necessidade de aprofundar as discussões sobre a autoavaliação da Universidade de Brasília, pioneira na avaliação institucional com a criação da Avaliação Institucional (CAI), em 1986. Portanto, a justificativa apoia-se, também, na relevância dessa prática avaliativa para o cenário nacional da educação superior. Para a realização desta investigação, propomos elaborações teóricas e empíricas em profundidade, seguindo a abordagem metodológica qualitativa com o emprego da vertente epistemológica crítico-dialética. O desenho assumido por este projeto é o de estudo de caso único descritivo com a adoção de entrevistas semiestruturadas e análise documental. Para o tratamento dos dados, pretendemos realizar a análise categorial, com base na análise de conteúdo delineada por Bardin (2021). Espera-se que este trabalho ofereça contribuições significativas para o campo da avaliação da educação superior brasileira, visando a sua melhoria e desenvolvimento.