A INCLUSÃO DO ESTUDANTE COM TEA-UM OLHAR SOBRE A SUBJETIVIDADE SOCIAL
TEA;INCLUSÃO;SUBJETIVIDADE SOCIAL;ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
A inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em classes regulares configura-se como desafio para os diferentes profissionais educacionais empenhados nesse propósito. Nesse sentido, estudos como os de Rossato e Mitjáns Martínez (2023) têm evidenciado o valor do estudo da subjetividade social no contexto escolar, contribuindo ao enfrentamento desses desafios, assim como favorecendo a compreensão de vias que auxiliem à construção de uma escola realmente inclusiva, onde as práticas educativas rompam com representações sociais hegemônicas acerca do público alvo da educação especial (PAEE) colaborando com a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes. Diante disso, esta pesquisa busca compreender a subjetividade social de uma escola pública de EF 1-anos iniciais e sua relação com a organização do trabalho pedagógico na inclusão do estudante com TEA. Trata-se de um estudo de caso fundamentado na Teoria da Subjetividade de González Rey (1997, 2002, 2003, 2017), na Epistemologia Qualitativa (2007, 2017) e na Metodologia Construtivo-Interpretativa do mesmo autor. As dinâmicas conversacionais serão utilizadas como instrumento central da pesquisa, visando favorecer a criação de um contexto dialógico, crítico e reflexivo entre todos os envolvidos na pesquisa, de modo a aprofundar a compreensão dos processos que permeiam a inclusão escolar