“As produções subjetivas no espaço-tempo da Educação Infantil”
Educação Infantil; espaço-tempo; processos subjetivos
Este trabalho consiste na investigação de produções subjetivas do espaçotempo vivenciadas por crianças na Educação Infantil, especialmente em um município goiano que participa da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e EntornoRIDE-DF, localizado a 50km de distância da capital federal, com influências culturais e sociais específicas e singulares. Com base na Teoria da Subjetividade na perspectiva cultural histórica de González Rey e nos pressupostos da Epistemologia Qualitativa, temos a intenção de refletir sobre os processos que ocorrem no contexto da Educação Infantil envolvendo o espaço-tempo vivenciados na rotina diária, bem como as relações que se estabelecem ao longo desse processo e as dimensões subjetivas dos indivíduos envolvidos na pesquisa. A pesquisa foi realizada em uma turma de crianças na faixa etária de 04 a 05 anos e 11 meses, e desenvolvida em constante diálogo a partir de diversos instrumentos metodológicos que favoreceram a expressão das crianças pequenas. Neste trabalho, o estado do conhecimento aborda a produção acadêmica sobre a temática, ao longo do período 2017 a 2022. De modo geral, o estado do conhecimento evidencia a prevalência de concepções fragmentadas de espaço e tempo. De forma diferenciada, essa dissertação busca evidenciar a relevância do estudo sobre espaçotempo tomados a partir de processos subjetivos gerados nas vivências das crianças nesse ambiente educacional e no qual se articulam um conjunto de aspectos como: a historicidade, as percepções, as emoções, os pensamentos, as interações e as relações sociais.