VAI SER UM TEXTO PERFEITO?”: A APRECIAÇÃO DE DOCENTES QUANTO A PRODUÇÃO DE TEXTO HÍBRIDO POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL POR ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E A TENDÊNCIA DE ANTROPOMORFIZAÇÃO DA TECNOLOGIA
Inteligência Artificial; Apreciação docente; Texto híbrido; Antropomorfismo. Educação; Ensino Fundamental.
Esse estudo tem como objetivo identificar prospectivamente os modos de classificação docente tanto dos textos quando dos próprios estudantes em relação à apropriação da IA generativa em tarefas de produção textual no âmbito do 5° ano do Ensino Fundamental, além de verificar o juízo professoral em relação à capacidade ou não de os estudantes do 5º ano produzirem textos escritos híbridos. Somado ao objetivo de identificar os riscos de estudantes do 5º ano em antropomorfizar a IA em situação de produção de textos escritos híbridos ou não. Com base no conceito de juízo professoral em Bourdieu e Saint-Martin (1988) e estudos correlacionados quanto ao modo de apreciação docente durante a escolarização (SILVA, 2003; SÁ EARP E PRADO, 2016; OLIVEIRA, SANTOS; SANTOS, 2017; OLIVEIRA; MEDEIROS, 2018; PLASSIM, 2023) integra-se estudos quanto à produção de textos escritos híbridos (IA e estudantes) (DUGAN ET AL. 2023; LOPES, FORGAS; CERDÁ-NAVARRO, 2024; ZENG ET AL. 2024) e da tendência de antropomorfização (PLACANI, 2024; BARROW, 2024; KALEMKUŞ; KALEMKUŞ, 2025) da inteligência artificial generativa. A concepção de educação que esse estudo se inscreve compreende a educação como um processo libertador, dialógico e crítico em Freire (2023). A pesquisa se insere na perspectiva qualitativa de um estudo descritivo e exploratório, cujos procedimentos metodológicos foram análise de conteúdo de Bardin (1977) e a triangulação de dados de Triviños (1987). O levantamento dos dados foi por meio dos instrumentos de pesquisa: questionário (56 respondentes) e entrevista (16 participantes) semiestruturada. Para a apresentação dos resultados preliminares a categorização dos dados da pesquisa foi por meio da análise do conteúdo de 9 entrevistas.