Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATA CORDEIRO MACIEL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RENATA CORDEIRO MACIEL
DATA : 23/05/2025
HORA: 09:00
LOCAL: SALA DE ATOS DA FE 1 - HÍBRIDO - RNP
TÍTULO:

APROPRIAÇÕES DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM TEXTO ESCRITO HÍBRIDO NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO: SILENCIAMENTOS, RESISTÊNCIAS E ADMISSIBILIDADES


PALAVRAS-CHAVES:

Inteligência Artificial Generativa; Integridade Acadêmica e Científica, Texto Híbrido, Produção Científica, Pós-Graduação


PÁGINAS: 133
RESUMO:

O objetivo desta pesquisa é analisar o porquê e quais as percepções prospectivas de mestrandos, doutorandos e orientadores de Programas de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação sobre a apropriação da Inteligência Artificial (IA) generativa no processo e no produto de textos híbridos (humano e IA). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva e exploratória, fundamentada nos pressupostos metodológicos da Análise de Conteúdo (Bardin, 2011) e na triangulação de dados conforme Triviños (1987). A coleta foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com 24 participantes, sendo 12 pós-graduandos e 12 docentes orientadores, pertencentes a dois Programas de Pós-graduação em Educação de instituições públicas brasileiras. Para esta etapa de qualificação, apresentam-se análises preliminares com base em 14 entrevistas, cujos dados foram sistematizados em categorias analíticas. A fundamentação teórica articula os conceitos de IA (Santaella, 2023), autoria e apropriação (Chartier, 1998a, b; 2002), texto híbrido (Lopes; Forgas; Cerdà-Navarro, 2024), integridade acadêmica (Mainardes, 2023a, b; Tedesco; Ferreira, 2023) e as contribuições do construtivismo crítico da tecnologia (Feenberg, 1999, 2002, 2013a, b, c, d, e; 2022) e do capital tecnológico-informacional (Freitas, 2002, 2004; Bocic; Galassi, 2017). Os resultados preliminares apontam duas posturas principais frente à IA: resistência e admissibilidade condicionada, sendo a ética, a autoria e a originalidade os critérios mais mencionados. Discentes mostram maior abertura ao uso da IA, enquanto docentes, mais cautelosos, reforçam a urgência de políticas institucionais que regulamentem e orientem eticamente essa prática na pós-graduação


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1151554 - ANDREA CRISTINA VERSUTI
Interno - 1651994 - CARLOS ALBERTO LOPES DE SOUSA
Externa à Instituição - FABIA MAGALI SANTOS VIEIRA - UNIMONTES
Externo à Instituição - JEFFERSON MAINARDES - UEPG
Notícia cadastrada em: 06/05/2025 10:36
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