Militarização no Ensino Médio: gestão e expropriação do direito à Educação
Educação Básica, Ensino Médio, Gestão da Educação, Mil1tarização
Esta tese elege como objeto, a politica de militarização do Ensino Médio na Rede pública estadual de Goiás e a d1reito educação Tem como objetivo principal a politca de miltar escolas de educação básica pública de Ens1no Medio do estado de Goiás e como objet1vos especificos a) Discutir os fundamentos teóricos marxista que contribuem para cxplicar o processo de retomada do movimcnto conscrvador no Bras1l, a part1r dos anos de 1990e a politica de mil1tarização de escolas pübl1cas de educação basica e b) Analisar como o prncip1o constitucional da garantia do d1reito a educação se material1za nos colégios de Ensino Médio da rede pública de ensino de Gorás Ten como base, os Fundamentos teóricos filosoficos do Material1smo Historico Dialtico e suas categorias totalidade, contrad1ção, reprodução que dialogam con categorias do objeto - gestão, dominação, desconfiguraç§o c expropriação Parte-se de quatro premissas teórico-metodológicas a) A divisão social dos homens em dominadas e dom1nantes como cond1ção para a reprodução e estrutura hegemönica de dominação burguesa, b) Os dispositivos urid1co públicas sustentam intsaal imbricados nas politicas cconómicos e estruturais capitalistas, c) As politucas e acoes manutenção dos privilégios e de defesa dos interesses da classe dominante, perpassando para tanto, pela criação de politicas publicas de controle e dominio social e d) Expropriação permanente e intencional das cond1ções materiais de (re)produção da vida humana que culmina na manutenção das condições estruturais necessárias ao SIsterna capitalista.