Banca de QUALIFICAÇÃO: Elisângela Moreira Peraci

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Elisângela Moreira Peraci
DATA : 14/05/2025
HORA: 14:00
LOCAL: virtual
TÍTULO:

Educação dos afetos: bases para uma teoria educativa das emoções na Psicologia Histórico-cultural


PALAVRAS-CHAVES:

Educação, Emoções, Psicologia, Vigotski, Spinoza


PÁGINAS: 96
RESUMO:

Esta tese propõe discutir a Educação dos afetos como base para uma teoria educativa das emoções na Psicologia HistóricoCultural de Vigotski. O espaço escolar ainda está amparado no modelo cartesiano em que emoção e razão são consideradas entidades separadas. Sendo a razão considerada dimensão de destaque no contexto educacional, não há espaços para as emoções. Em geral nos espaços escolares não se fala das emoções, não se escuta as vivências emocionais das crianças e dos professores e professoras, tampouco se ensina com emoções. As emoções foram retiradas do ambiente público e levadas à clínica psicológica, ou foram domesticadas na clínica psiquiátrica. Entretanto, as emoções são relações sociais entre pessoas e, por constituir-se como um processo psicológico estão imersas em todo o conjunto relacional do ser humano. No contexto educativo, considerado também como um processo psicológico é impossível que as emoções não se estruturem como uma unidade sistêmica com os processos cognitivos. Diante do exposto, o presente trabalho parte da tese de que as emoções devem ocupar um lugar central e estruturante nas práticas e vivências dos espaços educativos, principalmente na escola. Isso significa conceber o posicionamento central das emoções, e, por isso, das vivências, como eixos norteadores para proporcionar espaços humanos potencializadores. Considera-se a necessidade urgente do entendimento vivencial e emocional do ser humano como fontes de vida orientada para uma dimensão ética no campo dos afetos. Para avançar as discussões, buscar-se-á posicionar historicamente o estudo das emoções em Vigotski e Spinoza aproximando diálogos na construção de diálogos para uma base educativa dos afetos


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - AUGUSTO CHARAN ALVES BARBOSA GONCALVES - ESTÁCIO-DF
Externo ao Programa - 1859186 - FAUSTON NEGREIROS - nullPresidente - ***.860.028-** - INES MARIA MARQUES ZANFORLIN PIRES DE ALMEIDA - UnB
Externa à Instituição - JOELMA CARVALHO VILAR - UFS
Notícia cadastrada em: 13/05/2025 13:00
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app36.sigaa36