Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULO VINÍCIUS PEREIRA DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PAULO VINÍCIUS PEREIRA DE LIMA
DATA : 02/09/2025
HORA: 14:00
LOCAL: SALA DE ATOS DA FE 1
TÍTULO:

A Matemática do Pisa: percepções de professores e estudantes da rede pública de ensino, os desafios e as possibilidades no âmbito do Distrito Federal


PALAVRAS-CHAVES:

Matemática; Pisa; Formação de professores; Estudantes; Distrito Federal


PÁGINAS: 214
RESUMO:

Este projeto de tese tem como objetivo geral analisar as percepções de professores e estudantes da rede pública do Distrito Federal sobre os desafios e as possibilidades na formação inicial e continuada, com foco no conhecimento de Matemática no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). Propondo-nos a responder às seguintes questões: É possível pensar em uma formação inicial e continuada que aprimore os conhecimentos e habilidades dos estudantes e professores da Educação Básica da rede pública de ensino do DF no contexto do Pisa no âmbito da Matemática? O desenvolvimento de práticas formativas junto aos estudantes e professores da Educação Básica da rede pública de ensino do DF contribui para o desenvolvimento nos resultados do Pisa na área da Matemática? Este trabalho será estruturado no formato multipaper, um agrupamento de artigos científicos, nomeadamente papers, que se encadeiam de forma independente de modo a responder o objetivo geral da pesquisa. Serão quatro papers que correspondem aos objetivos específicos: o primeiro paper, objetivará compreender em que medida as produções científicoacadêmicas discorrem e colaboram com estudos em torno da temática do Pisa no conhecimento da Matemática; o segundo paper analisará os resultados da área de Matemática no Pisa, entre 2006 e 2015, nas diferentes regiões brasileiras, identificando padrões e estabelecendo relações; por sua vez, o terceiro paper avaliará o desenvolvimento do progresso dos estudantes brasilienses em Matemática no Pisa, estabelecendo comparações entre os resultados obtidos nas edições do de 2006-2015; e por fim o quarto paper tem como intenção promover uma formação para professores de Matemática da rede pública, com foco na temática do Pisa, com o objetivo de coletar suas concepções, além de aprimorar práticas pedagógicas e estratégias de ensino, visando à melhoria do desempenho dos estudantes nos resultados da avaliação. Quanto à metodologia, para o projeto de tese será uma pesquisa qualitativa, no primeiro paper se fará uma revisão sistemática de literatura por intermédio da pesquisa bibliográfica, usando como técnica a análise documental. No segundo paper, se realizará uma revisão de literatura teórica e documental, usando como técnica a pesquisa bibliográfica e documental, por conseguinte, no terceiro paper será promovida uma investigação da literatura teórica e documental, utilizando as técnicas da pesquisa bibliográfica e documental, e por fim, no último paper será realizada uma pesquisa descritiva, adotando como procedimentos a pesquisa de campo, a pesquisa-ação e a observação participante utilizando como técnica de recolha de dados a análise documental e análise do discurso, tabulação das entrevistas e análise de dados sociodemográficos.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 1251307 - EDVONETE SOUZA DE ALENCAR - nullPresidente - 1077549 - GERALDO EUSTAQUIO MOREIRA
Externa ao Programa - 2991334 - LYGIANNE BATISTA VIEIRA - nullExterna à Instituição - MARIA ISABEL RAMALHO ORTIGAO - UERJ
Notícia cadastrada em: 20/08/2025 09:33
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app36.sigaa36