O uso de recursos didáticos no ensino da grandeza comprimento: possibilidades para a formação inicial de professores que ensinarão matemática
Educação Matemática; Recursos didáticos; Formação inicial docente; Grandeza comprimento
Considerando a importância de propor, na formação inicial docente, atividades práticas que favoreçam a compreensão dos objetos do conhecimento matemático, esta pesquisa propõe uma intervenção no ensino da grandeza comprimento. Avaliações externas nacionais e internacionais apontam reiteradamente baixo desempenho dos estudantes da educação básica em matemática. Parte-se do princípio de que o estudante tem direito a aprender de forma significativa, por meio da reelaboração de saberes historicamente construídos (Ausubel, 2003; Freire, 2019; Saviani, 2019), e reconhece-se a relevância dos recursos didáticos para a aprendizagem (NCTM, 2015; Lorenzato, 2012; Passos, 2012; Vale, 1999). A investigação busca responder: como futuros professores que ensinarão matemática podem utilizar recursos didáticos na abordagem da grandeza comprimento para favorecer a elaboração e construção de conceitos matemáticos? O objetivo geral é desenvolver, junto a licenciandos, possibilidades de utilização desses recursos, formulando uma sequência didática apoiada no modelo de Douady e Perrin-Glorian, que contemple etapas de compreensão das grandezas geométricas e supere seu uso pontual. Pretendese também discutir o uso de recursos didáticos na formação docente, à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e natureza interventiva, configurada como pesquisa de aplicação no formato multipaper. O estudo de campo será realizado com licenciandos da disciplina Educação Matemática, ofertada pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, ao longo de três semestres letivos, em três turmas distintas. Serão utilizados, conforme a especificidade de cada artigo, revisão sistemática e bibliográfica, análise documental, pesquisa de campo, questionários e observação participante.