INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA EDUCAÇÃO: DESENVOLVIMENTO E UTILIZAÇÃO DE UM APLICATIVO COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO EDUCACIONAL, CULTURAL E DIGITAL DE ESTUDANTES SURDOS
Surdos. Língua de sinais. Educação EaD. Aplicativos móveis. Tecnologias Assistivas.
A inclusão social, cultural e digital das pessoas com limitações na audição, deficientes auditivos e surdos, é um grande desafio para a sociedade. O presente estudo busca propor uma alternativa para essas pessoas, com a criação de um aplicativo educacional, tendo por base uma análise da temática abordada e de ferramentas tecnológicas existentes atualmente no mercado. Nesse contexto, o objetivo geral deste trabalho foi realizar uma prospecção tecnológica sobre tecnologias educacionais assistivas para estudantes surdos, traçando um panorama sobre essas tecnologias no cenário nacional e internacional, e em seguida propor e desenvolver um aplicativo como uma ferramenta educacional de auxílio para o aprendizado desses estudantes surdos. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa de natureza aplicada, adotando-se uma abordagem qualitativa e quantitativa. Como metodologia, os bancos de dados Questel Orbit Intelligence® e a base da dados do INPI foram usadas como ferramentas para obter patentes registradas relacionadas ao tema da pesquisa. Observou-se que, nos últimos 10 anos, apenas 4 patentes foram registradas no Brasil, enquanto no cenário internacional, Índia e China se destacam com mais da metade dos pedidos de registros de patentes no mundo. Os dados evidenciam a necessidade de maiores investimentos nessa área, visto que a evolução das tecnologias assistivas no país e no exterior não acompanham a necessidade dessa comunidade, e não é proporcional ao crescente número de pessoas diagnosticadas como surdas no Brasil e no mundo. Por fim, a partir das análises realizadas, o resultado dessa pesquisa foi o desenvolvimento de um aplicativo direcionado à preparação de estudantes surdos para seleções públicas, com conteúdo cultural e educativo.