Banca de DEFESA: Juliana Moreira Telles

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Juliana Moreira Telles
DATA : 17/07/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma teams e sala do Instituto de Psicologia
TÍTULO:

ESCUTA PSICANALÍTICA E APRECIAÇÃO DE AUTORRETRATOS FOTOGRÁFICOS: UMA EXPERIÊNCIA ARTÍSTICA SOBRE A VIVÊNCIA NA UNIVERSIDADE


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Superior; Psicologia; Psicanálise; Arte.


PÁGINAS: 191
RESUMO:

O pioneirismo da Universidade de Brasília (UnB) mais uma vez se destacou quando a instituição inovou ao implantar, em junho de 2003, o primeiro sistema de cotas no país. A iniciativa tem como objetivo reverter a trajetória de injustiças contra a população negra e indígena, marcante na história do país, conforme as políticas de democratização do ensino superior pensadas nos governos federais vigentes entre 2003 e 2016. Duas décadas depois, constata-se alterações significativas no perfil do estudante universitário, que até 2002 era constituído majoritariamente por estudantes brancos e oriundos das elites econômicas do país. O público atual da UnB é inovador, tendo sido substancialmente transformado desde 2003 em razão do acolhimento de estudantes negros, indígenas, quilombolas e os egressos das escolas públicas. O campus hoje recebe um público diverso, plural e em número muito maior do que até então. Com esse avanço, instaurou-se também uma angústia entre os membros da comunidade universitária, percebida como decorrente da necessidade dos jovens oriundos de diferentes situações socioeconômicas e culturais enfrentarem desafios imensos de integração numa cultura acadêmica obsoleta para acolhê-los, ainda que após muitos e significativos avanços na reestruturação da UnB. Neste estudo tecemos diálogos entre a Psicanálise e a Arte, a partir do entendimento de que suas concepções e práticas de produção de conhecimento sobre o mundo colaboram com a iniciativa de buscar novas visões da realidade, na busca pela superação das relações de opressão que ainda persistem na comunidade universitária. Nosso intuito foi o de colaborar nesse percurso por meio de um dispositivo de apoio psicológico para a construção de experiências de formação universitária inovadoras das relações tradicionalmente instituídas. O objetivo desta pesquisa foi compreender os aspectos mobilizadores dos afetos e das interpretações de mundo dos participantes da comunidade universitária no atual contexto social e histórico vivenciado na UnB, por meio de uma metodologia inspirada na
prática de escuta psicanalítica e a partir da apreciação de obras de autorretrato fotográfico para evocação e elaboração de conteúdos recalcados pela demanda de pertencimento social. A pesquisa evidenciou que o dispositivo então concebido e analisado possibilitou-nos construir espaços e tempos para a fala e escuta entre as pessoas participantes, favorecedores de tomadas de consciência de como integram a comunidade acadêmica nas condições
sociais, históricas, culturais, raciais e de gênero vivenciadas por elas e de elaboração de perspectivas inovadoras
diante disso. A evocação do recalcado por meio da apreciação artística e da escuta das expressões das vozes dos
membros da comunidade favoreceu o acesso a potências silenciadas no cotidiano das práticas educativas tradicionais em nível superior, na direção de que as pessoas encontrem espaços por meio dos quais possam se constituir sujeitos de sua própria história.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - BERNARDINA MARIA DE SOUSA LEAL - UFF
Externa ao Programa - 1734473 - DEISE MATOS DO AMPARO - nullInterna - 1170952 - LUCIA HELENA CAVASIN ZABOTTO PULINO
Presidente - 1122891 - REGINA LUCIA SUCUPIRA PEDROZA
Externo à Instituição - ROBERTO MENEZES DE OLIVEIRA - UNIEURO
Notícia cadastrada em: 04/07/2025 11:40
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