Soluções positivas e nodais para uma equação de Schrödinger com potencial indefinido e não linearidade assintoticamente linear no infinito
$$-\Delta u+V(x)u=f(u), \ \ \textrm{em} \ \ \mathbb{R}^N \eqno{(P)}$$
com $u \in H^1(\mathbb{R}^N)\backslash \{0\}$ em que $N \geq 3$ e $V$ é um potencial que muda de sinal e possui limite positivo no infinito. Primeiramente, obtemos uma solução positiva de energia mínima e uma solução nodal para o problema $(P)$, com $V$ satisfazendo condições definidas e $f$ sendo uma função superlinear com crescimento subcrítico. A existência dessa solução foi garantida utilizando técnicas variacionais combinado com o Princípio de Concentração e Compacidade de Lions. Além disso, por meio da variedade de Nehari asseguramos que o funcional associado ao problema possui a Geometria do Passo da Montanha.
Na sequência estudamos o mesmo problema, mas considerando agora $V$ como sendo um potencial não periódico e a não linearidade $f$ tendo comportamento assintoticamente linear no infinito. Para existência de uma solução não trivial, utiliza-se a teoria espectral e pelas interações das soluções transladadas do problema no infinito tem-se que o problema satisfaz a geometria do Teorema de Linking com a condição de Cerami.