Banca de QUALIFICAÇÃO: Larissa dos Santos Born

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
STUDENT : Larissa dos Santos Born
DATE: 29/09/2023
TIME: 14:30
LOCAL: Auditório do Instituto de Física
TITLE:

Estudo do Processo de Aniquilação de Éxcitons em Dispositivos Optoeletrônicos Orgânicos

KEY WORDS:

Aniquilação, Éxcitons, Dispositivos Orgânicos

PAGES: 66
BIG AREA: Ciências Exatas e da Terra
AREA: Física
SUMMARY:

Os efeitos bimoleculares desempenham um papel central na compreensão no transporte de energia em dispositivos optoeletrônicos orgânicos. Especificamente, a interação entre duas moléculas excitadas pode levar à aniquilação dos portadores de energia, o qual torna-se o mecanismo dominante de perda não radiativa em altas densidades de éxcitons. Este estudo investiga o decaimento da densidade do éxciton e propõe um modelo para estimar tanto o coeficiente de aniquilação quanto seu raio de interação. Estes parâmetros são cruciais para avaliar a relevância da aniquilação no sistema e determinar a distância a que este processo tem maior probabilidade de ocorrer. Realizamos uma análise paramétrica dos parâmetros de transporte de energia, variando densidades iniciais e morfologias para compreender de forma abrangente a influência dessas quantidades. Nossa abordagem modela o processo de aniquilação como um evento de colisão clássica entre dois portadores de energia. Empregamos um algoritmo de Monte Carlo Cinético para estimar coeficientes de aniquilação para diversos parâmetros de difusão, permitindo uma investigação mais profunda da validade do nosso modelo e dos eventos bimoleculares. Nossos resultados preliminares revelam uma dependência direta do coeficiente de aniquilação com a morfologia do sistema. Estes resultados indicam os potenciais erros ao estimar o coeficiente de difusão apenas com base no decaimento da fotoluminescência resolvida no tempo, tornando mais claro o papel do coeficiente de aniquilação e a sua dependência com a morfologia do sistema. Este projeto introduz uma metodologia inovadora para estimar o coeficiente de aniquilação, oferecendo insights sobre como otimizar o transporte de energia mitigando os efeitos da aniquilação em sistemas baseados em materiais orgânicos.

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - 1122772 - GERALDO MAGELA E SILVA
Interno - 1999840 - JORLANDIO FRANCISCO FELIX
Externo ao Programa - 3324544 - RAFAEL BESSE - nullInterno - 1273560 - RICARDO GARGANO
Notícia cadastrada em: 25/09/2023 15:34
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app17_Prod.sigaa11