Banca de QUALIFICAÇÃO: Luciana Maria Damasceno

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Luciana Maria Damasceno
DATA : 18/06/2024
HORA: 14:00
LOCAL: https://us06web.zoom.us/j/88970215638?pwd=byYnKVRjjxwMKaHIPovY8xW7b6lytR.1
TÍTULO:

Medida socioeducativa de internação e qualificação do atendimento familiar: uma construção possível no cenário distrital


PALAVRAS-CHAVES:

medida socioeducativa de internação, atendimento familiar, abordagem colaborativo-dialógica, intervisão


PÁGINAS: 96
RESUMO:

O ordenamento jurídico brasileiro prevê, para além do direito ao convívio familiar do
adolescente privado de liberdade, a importância da participação das famílias no processo socioeducativo e
a necessidade de um trabalho voltado ao fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Observase, no entanto, um descompasso entre o que o prevê a legislação e o que ocorre efetivamente na prática.
Esta pesquisa tem como objetivo geral desenvolver uma proposta de formação teórico-prática, de caráter
piloto, pautada em pressupostos da abordagem colaborativo-dialógica, voltada a profissionais que atendam
familiares de adolescentes no contexto da medida socioeducativa de internação do Distrito Federal, tendo
em vista a qualificação desse atendimento. Pretende-se que os dados coletados nas três primeiras etapas
da pesquisa componham um levantamento de necessidades de modo a subsidiar a elaboração desta
proposta, a qual será relatada no quarto e último manuscrito. O trabalho será composto por 4 estudos: o
primeiro deles traz uma revisão sistemática acerca das famílias e do atendimento familiar no contexto da
medida socioeducativa de internação no Brasil. O segundo estudo prevê uma investigação sobre como os
profissionais que executam a medida socioeducativa de internação no Distrito Federal – DF significam as
práticas de atendimento às famílias, incluindo desafios e potencialidades. O terceiro estudo pretende
investigar desafios e potencialidades do atendimento familiar nos relatos discursivos das próprias famílias.
No quarto e último estudo desta tese, pretende-se uma intervenção-piloto, de caráter formativo, destinada
a aproximadamente 20 (vinte) profissionais que atuam na medida socioeducativa de internação no DF,
visando a uma reflexão teórico-prática acerca das estratégias de atendimento familiar. Para tal formação,
estão previstos inicialmente 08 (oito) encontros presenciais, com periodicidade semanal, adotando como
lente teórica a abordagem colaborativo-dialógica. Espera-se que esta pesquisa contribua no fomento a
práticas mais dialógicas com as famílias atendidas, pautadas nas relações e não apenas nos indivíduos,
focadas em potencialidades e não apenas em problemas ou déficits. Espera-se igualmente que contribua,
ainda que minimamente, para o rompimento do ciclo de invisibilidade e de culpabilização destas famílias,
ao sinalizar a importância de um trabalho voltado às suas demandas e especificidades.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - CARLA GUANAES-LORENZI - USP
Externa à Instituição - JANA GONÇALVES ZAPPE - UFSM
Externa à Instituição - ROSANA LAZARO RAPIZO - UERJ
Presidente - 2191451 - SILVIA RENATA MAGALHAES LORDELLO BORBA SANTOS
Notícia cadastrada em: 27/05/2024 09:25
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