Entre o Pertencimento e o Não-Lugar: Vivências de Pessoas Pardas que se Reconhecem como Negras na Sociedade Brasileira
Branquitude; Letramento Racial; Negro; Grupo Focal; Pardo
A presente pesquisa trata do entre o pertencimento e o não-lugar: Vivências de pessoas pardas que se reco-
nhecem como negras na sociedade brasileira, que tem como objetivo identificar, analisar e interpretar as
dificuldades enfrentadas por pessoas pardas que se reconhecem como negras no contexto brasileiro. Para
tanto, esta pesquisa está dividida em duas etapas. Etapa 1: Um estudo documental norteado pela netnografia
para a identificação, análise e interpretação das dificuldades enfrentadas por pessoas pardas que se reconhe-
cem como negras no contexto brasileiro, através da análise de interações em comunidades virtuais no Ins-
tagram. Etapa 2: Um estudo realizado por meio de grupos focais visando ouvir pessoas pardas, baseadas
em temas evocados na Etapa 1, buscando compreender suas experiências, percepções e representações, bem
como analisar o lugar que ocupam dentro da estrutura social ao se reconhecerem como negras no contexto
brasileiro. As duas etapas da pesquisa foram fundamentadas na metodologia de pesquisa qualitativa, utili-
zando a netnografia e 12 grupos focais como método de coleta de dados. Participaram dos grupos focais 54
indivíduos pardos que se autodeclaram negros. A análise dos dados foi realizada por meio do MAXQDA e
interpretação através da análise temática reflexiva. Como resultado foi possível evidenciar de forma singular
sobre o significado de ser uma pessoa parda que se reconhece como negra, evidenciando que a ausência de pertencimento constitui a base do não-lugar. No entanto, diante das múltiplas interpelações levantadas, torna-se impossível definir o não-lugar como um conceito fixo ou absoluto. Os achados sobre o não-lugar se fizeram presente tanto na Netnografia como nos Grupos Focais. Os participantes dos dois estudos apre-sentaram semelhanças diante da importância do tema pertencimento como ponto de partida essencial para investigar as dificuldades enfrentadas por pessoas pardas ao se identificarem como negras.