Da Vassoura ao Sapatinho de Cristal: Transformações e Permanências nas Representações do
Trabalho Doméstico Feminino na Trilogia Cinderela (1950, 2002, 2007) - Uma análise interdisciplinar diacrônica
Trabalho doméstico; Representações cinematográficas; Animação; Cinderela; Análise fílmica diacrônica.
Este estudo examina as transformações e permanências nas representações do trabalho doméstico feminino
na trilogia Cinderela (1950-2007) dos estúdios Disney, utilizando uma abordagem de análise fílmica interdisciplinar
diacrônica. A pesquisa investiga como estas representações dialogam com diferentes contextos históricos, socioeconômicos e culturais, identificando tanto reconfigurações em resposta a transformações sociais quanto persistências
estruturais que naturalizam a associação entre feminilidade e domesticidade. Através de uma metodologia que articula análise histórico-contextual, semiótica visual, teoria do trabalho reprodutivo e perspectivas psicanalíticas, o
estudo examina como os três filmes da trilogia produzidos em momentos históricos distintos (1950, 2002 e 2007) -
funcionam como tecnologias de gênero que participam na construção de subjetividades e na transmissão de valores
culturais. A escolha deste corpus diacrônico centrado na mesma personagem permite identificar com maior precisão
os mecanismos representacionais que ora perpetuam, ora subvertem determinados papéis de gênero. A investigação demonstra como a evolução técnica da animação, as condições materiais de produção e as transformações nos contextos socioculturais constituem fatores determinantes nas possibilidades narrativas, estéticas e ideológicas de cada
produção. Este trabalho contribui tanto para a compreensão crítica das produções cinematográficas de animação
enquanto formadoras culturais da infância, quanto para o desenvolvimento de metodologias interdisciplinares de
análise fílmica que contemplem a especificidade das representações do trabalho doméstico feminino em diferentes
temporalidades.