Banca de DEFESA: LAENE PEDRO GAMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LAENE PEDRO GAMA
DATA : 29/11/2023
HORA: 14:30
LOCAL: AT 46/8
TÍTULO:

O Santo na Obra Documental de Agnès Varda: Da Inspiração ao Silêncio do Analista 


PALAVRAS-CHAVES:

psicanálise, santo, ouvinte, Agnès Varda


PÁGINAS: 200
RESUMO:

A presente tese é uma pesquisa paradigmática em psicanálise, derivada de cenas fílmicas e que buscou
analisar a subversão da lógica impossibilitante do advento do sujeito em direção a uma outra, que valoriza
esse acontecimento. O referencial empírico consiste em parte do opus fílmico documental da cineasta Agnès
Varda. Em sua obra, esse estilo cinematográfico interessa à nossa questão de pesquisa, haja vista a sua
linguagem se afastar dos recursos clássicos da narrativa fílmica, dirigidos a um espectador contemplativo.
A dinâmica provoca algumas questões: Como a cineasta se faz endereçar? O que a levou a construir um
espaço invocante? O saber-fazer vardadiano nos ajuda a pensar a clínica? A artista afasta-se do lugar do
sujeito suposto saber e constrói uma obra sustentadora da suposição do sujeito falante. O seu estilo em
construir laços nos convida a pensar acerca do lugar ocupado pela cineasta em sua obra. A nossa hipótese é
a de que ela ocupe a posição do santo (enquanto construto psicanalítico), deslocando a posição do espectador
de uma contemplativa “O que eu verei?” para uma afirmativa: “O que eu escuto!”. Iniciamos o trabalho
pelo capítulo metodológico “O Opus Artístico”, no qual apresentamos os seis documentários trabalhados.
Deste opus, elegemos trinta e seis cenas e trinta e três fotografias como material empírico, dividido em duas
seções. A primeira orientará a discussão da montagem pulsional da cineasta, tendo como principal interesse
a reflexão sobre o modo como a cineasta apreende o objeto artístico, uma das duas singularidades implicadas
na posição do santo. A segunda seção é usada como suporte para a análise da subjetividade daquele que se
implica no seu ato. Elegemos, para essa discussão, elementos trágicos de sua obra. Entendemos que analisar 

o atravessamento das relações especulares nos aproxima daquilo que é cobrado ao espectador no jogo
proposto pela cineasta, o de deslocamento do lugar contemplativo para o lugar afirmativo do desejo. O
segundo capítulo, “Inspiração, Criação, Compartilhamento”, consiste na sustentação teórica. Possui como
principais temas o se fazer endereçar em sua obra, destacando, no terceiro tempo da invocação, o
movimento do entre ouvir-responder. Também destacamos o modo como Varda ocupa uma posição de
esperança no sujeito a advir, trabalhando artisticamente o silêncio e tomando a voz como objeto de desejo.
Neste trabalho, percebemos o fazer silêncio como uma posição desejante próxima à estética psicanalítica.
No terceiro capítulo, “O Santo que Banca o Dejeto e o Herói que Banca o Desejo”, analisamos, a partir do
material da primeira seção, a montagem pulsional vardadiana. A leitura do trágico, contida no material da
segunda seção, é realizada a partir de dois personagens: Mona, figura heroica do filme Sans toit, ni loi (1985)
e François, o homem das botas de O catador e eu (2000) e Dois anos após (2002), personagem que não
realiza a ultrapassagem do entre-duas-mortes. Na análise desses personagens situamos onde se encontra o
bem dizer do santo com o bem fazer do herói. É pelo herói que banca o desejo que Varda se consolida como
santo que banca o dejeto. Finalmente, colocamos em causa se Varda, na posição do santo, usando do espaço
do silêncio para o enodamento entre as duas singularidades em jogo nessa posição, também não produz
efeitos dissolventes dessa amarração, levando-nos a refletir sobre a posição do santo como uma saída para
o analista trabalhar a dissolução do sujeito suposto saber.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JEAN-MICHEL VIVÈS
Externa à Instituição - LÚCIA SERRANO PEREIRA
Externa à Instituição - CINTIA DA SILVA LOBATO BORGES - UnB
Presidente - 1517148 - DANIELA SCHEINKMAN CHATELARD
Externo à Instituição - GUILHERME MASSARA ROCHA - UFMG
Interna - 3017634 - MARCIA CRISTINA MAESSO
Externo à Instituição - SERGE DOMINIQUE MARGEL
Notícia cadastrada em: 09/10/2023 10:03
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app04.sigaa04