Associação entre Habilidades Cognitivas e o Rorschach Performance Assessment System (R-PAS) na administração remota e presencial em adolescentes e idosos
avaliação psicológica; Sistema de Avaliação por Performance no Rorschach (R-PAS); habilidades cognitivas; envelhecimento; avaliação remota
O teste de Rorschach é uma ferramenta psicológica que, a partir das respostas de um indivíduo a
manchas de tinta, oferece informações sobre sua personalidade, emoções e funcionamento cognitivo. O
processo de resposta ao teste envolve diversas fases, como percepção, identificação de elementos,
refinamento e seleção de respostas, possibilitando avaliar funções cognitivas como atenção, inteligência,
percepção, habilidades visuoespaciais, raciocínio abstrato, resolução de problemas, memória e tomada de
decisão, além de habilidades verbais. Estudos mostram correlações positivas entre as respostas do
Rorschach e habilidades de organização perceptual, processamento visuoespacial e funções cognitivas,
como a memória. O nível educacional é um fator significativo nas variações dos escores, com a
complexidade cognitiva sendo influenciada por esse fator. Na análise de diferentes faixas etárias, crianças
e adolescentes tendem a produzir protocolos mais complexos, enquanto a relação entre o envelhecimento e
as respostas ao Rorschach – em se tratando de adultos - é inconclusiva. Estudos mostram associações entre
processos demenciais e variáveis que medem o engajamento e processamento cognitivo no teste. Outro
aspecto que pode interferir na resposta ao teste de Rorschach é o método de aplicação. Com o aumento do
uso de ferramentas remotas, foi desenvolvido um aplicativo para a aplicação remota do R-PAS, com
resultados preliminares positivos. Avaliações remotas têm se mostrado equivalentes às presenciais, mas a
aceitação por diferentes grupos populacionais, como idosos, ainda necessita de mais investigação. Assim,
a presente tese de doutorado aborda a associação de habilidades cognitivas, a saber, inteligência, atenção,
memória e funções executivas, nos resultados do Rorschach Performance Assessment System (R-PAS) em
diferentes grupos etários, com foco especial em adolescentes e idosos. A crescente preocupação com o
envelhecimento populacional, aliada à escassez de estudos nesse contexto, motiva a pesquisa, que também
se propõe a preencher lacunas, principalmente do cenário latino-americano. O objetivo geral da tese é
investigar a consistência entre dados obtidos por meio da aplicação tradicional e remota do R-PAS em
uma amostra não-clínica de idosos, além de examinar a relação entre as variáveis do R-PAS e as
habilidades cognitivas em amostras de adolescentes e idosos. Para atingir esses objetivos, a tese é
organizada em três artigos. O primeiro estudo analisa a associação entre as variáveis do R-PAS e os
subtestes da Escala Wechsler Abreviada de Inteligência em adolescentes. O segundo artigo explora a
relação entre as variáveis do R-PAS e os escores de uma bateria de testes cognitivos (inteligência, atenção,
memória e funções executivas) em idosos. Por fim, o terceiro artigo avalia a equivalência entre dados
obtidos por meio da aplicação tradicional e remota do R-PAS em idosos. Os resultados esperados incluem
insights significativos sobre a relação entre habilidades cognitivas e o R-PAS em diferentes faixas etárias,
destacando a viabilidade e a validade da aplicação remota do R-PAS. Em última análise, a tese busca
contribuir para o avanço da geropsicologia, aprimorar a compreensão do R-PAS e incentivar a utilização
remota, promovendo a democratização do acesso aos serviços de avaliação psicológica.