Tempo de olhar e escutar os bebês em sofrimento psíquico: clínica interdisciplinar em estimulação precoce sustentada pela Psicanálise.
sofrimento psíquico; estimulação precoce; psicanálise; bebês
O propósito desta dissertação é evidenciar os sinais de sofrimento psíquico na primeiríssima
infância, zero a três anos, visando a intervenção o mais a tempo possível, por meio da clínica interdisciplinar
em estimulação precoce. O fundamento teórico subside na Psicanálise, tendo como eixo condutor a leitura
de Freud, Lacan e os psicanalistas cujos trabalhos versam sobre a constituição psíquica, clínica das infâncias,
especialmente a dos bebês. Entre as possíveis formas de se abordar um caso em pesquisa, optou-se pela
construção de casos, privilegiando um olhar que parte da clínica, na qual entendemos fundar-se a descoberta
psicanalítica em sua vocação de retroalimentar a teoria. Além disso, o instrumento IRDI – Indicadores de
Referência para o Desenvolvimento Infantil – norteará todo o acompanhamento das crianças, uma vez que
os indicadores se referem aos eixos de leitura de uma estruturação psíquica. Esse trabalho propõe a difusão
de instrumentos e metodologias utilizados como critérios para detectar risco psíquico de bebês e crianças
pequenas, inscrevendo no âmbito do Sistema Único de Saúde práticas que permeiam o acompanhamento do
desenvolvimento a fim de que o mesmo não se reduza a critérios orgânicos