Vivência da Saúde Mental em alunos de Graduação em Psicologia: Análise das Estratégias de Enfrentamento e o Impacto das Exigências Acadêmicas
saúde mental; graduandos em psicologia, estratégias de
enfrentamento; exigências acadêmicas. Tem mostrado ser um tema de grande relevância.
A presente pesquisa tem como objetivo investigar a vivência da saúde mental em alunos de graduação em
Psicologia, analisando as estratégias de enfrentamento e o impacto das exigências acadêmicas, além de propor
estratégias e políticas mais efetivas de prevenção, identificação e cuidado ao sofrimento psíquico nessa fase do
desenvolvimento humano. A saúde mental dos estudantes universitários, especialmente de cursos como Psicologia.
Os alunos enfrentam desafios únicos devido à carga emocional e às exigências do curso, o que pode impactar
significativamente seu bem-estar. A grande questão que se apresenta é compreender como as exigências acadêmicas
e o contato com temas relacionados à saúde/doença influenciam a saúde mental dos alunos de graduação em
Psicologia, e quais estratégias de enfrentamento são mais utilizadas por esses estudantes. Dado o aumento dos
problemas de saúde mental entre estudantes universitários e a vulnerabilidade específica dos alunos de Psicologia, é
crucial entender como esses fatores impactam os estudantes e identificar pontos críticos para possíveis intervenções.
O uso de questionários online permitirá uma amostra representativa e diversificada. A tese é composta por quatro
momentos, cada um explorando diferentes aspectos do tema em questão. Assim, a introdução é composta pela-
descrição dos temas abordados, como definições de saúde mental, objetivos, metodologia; além de justificar a
importância do estudo. O primeiro artigo, intitulado "Fatores associados ao sofrimento psíquico em estudantes do
ensino superior: Revisão Integrativa", consistiu em uma revisão de literatura sobre o sofrimento psíquico em
estudantes universitários brasileiros. Analisando 12 artigos selecionados através das bases de dados Scopus e
Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). O estudo identificou a necessidade de políticas mais efetivas com intervenções
preventivas e cuidado ao sofrimento psíquico desses alunos. Já no segundo artigo, intitulado "Fatores associados à
vivência da saúde mental em alunos de graduação em psicologia: Revisão Integrativa", foi analisado 12 artigos
coletados dos seguintes bancos de dados: Scielo Br, PEPSIC e Biblioteca Virtual de Saúde (BVS PSI/LILACS)
através da revisão integrativa. Essa pesquisa identificou sofrimento psíquico durante todo o curso e destacou a
necessidade de mais estudos sobre a saúde mental de estudantes de psicologia, bem como maior atenção das
universidades para esse cenário e a necessidade de políticas públicas na área. A última parte do estudo aponta futuras
direções do projeto. Destaca-se ainda a relevância teórica do estudo, ao estabelecer uma conexão entre os conceitos
de saúde mental em universitários de psicologia, assim como a relevância metodológica ao buscar padrões
consistentes de análise por meio de um estudo exploratório-descritivo com abordagem quantitativa, que tem ganhado
reconhecimento nos cenários científicos da saúde, especialmente internacionalmente. Com a aplicação dos
instrumentos Inventário de Estratégias de Enfrentamento de Estresse (COPE-18), Escala de Ansiedade, Depressão e
Estresse (DASS-21) e Questionário de Vivência Acadêmica, pretende-se, ao final dessa pesquisa, identificar os
principais fatores acadêmicos que afetam a saúde mental dos estudantes de Psicologia; analisar as estratégias de
enfrentamento adotadas pelos alunos, bem como avaliar a eficácia percebida das estratégias de enfrentamento.