Psicologia da Saúde no Estado do Tocantins: Assistência Hospitalar em Contexto Pandêmico
Pandemia, COVId-19, psicologia da saúde, práticas profissionais da psicologia
A ocorrência de uma pandemia, exemplificada pela COVID-19, exerce um impacto na saúde populacional impondo um cenário de emergências e desastres, incidindo em distintas e imediatas exigências que repercutem de forma compulsória em todo o sistema de saúde do país, em usuários e equipes multidisciplinares. A psicologia da saúde assume atuação basilar em hospitais que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS) e, consequentemente, demanda esforços de atuação adaptada por parte dos/as psicólogos/as mediante estratégias teóricas e técnicas, que respondam à intensidade, ineditismo e agressividade do evento pandêmico. O objetivo da pesquisa foi descrever e analisar as práticas profissionais que o/a psicólogo/a implementou (ou está implementando), em unidades hospitalares públicas de saúde do Estado de Tocantins, comparando os períodos pré, intra e pós-pandemia. Os objetivos específicos foram: investigar os fundamentos teóricos e os recursos técnico/metodológicos utilizados para a adaptação das práticas profissionais para fazer frente às emergências hospitalares; identificar as possíveis heranças desses modos de atuação em um mundo profissional da psicologia no pós-pandemia. Foram realizadas entrevistas com 11 psicólogos que atuaram durante a pandemia em hospitais públicos situados em diferentes municípios do Estado do Tocantins, com base em roteiro elaborado para a pesquisa. Por meio de metodologia qualitativa delineada com base na Teoria Fundamentada nos Dados, o conteúdo das entrevistas foi analisado e comparado em seguidas imersões ao material coletado, seguindo o processo de codificação e organização em categorias que, após refinamento, resultaram em um modelo teórico composto por conhecimentos acerca do repertório comportamental dos/as psicólogos/as no enfrentamento da COVID-19. Os resultados foram distribuídos nos períodos prépandemia, intra-pandemia e pós-pandemia, articulados aos eixos Processos (práticas profissionais, teorias, técnicas e fontes de conhecimento acessadas), Contexto (ambiência de interações, iterações, relações profissionais e interpessoais) e Pessoas (singularidades e vivências pessoais na pandemia), constituindo nove agrupamentos de dados. Os resultados revelaram as adaptações que os/as psicólogos/as promoveram no enfrentamento da pandemia em suas práticas e vivências pessoais, agravos psicoemocionais durante e no período pós-pandemia, desafios impostos, fontes de conhecimento acessadas, práticas que foram incorporadas no período pós-pandemia e percepção acerca da qualificação para atuação da psicologia durante a pandemia. É profícuo e oportuno gerar conhecimento empírico acerca das práticas e modos de atuação dos/as psicólogos/as, adaptados e/ou desenvolvidos em ambiente hospitalar sob efeito do contexto pandêmico, tendo por base os desafios e as estratégias implementadas pela psicologia da saúde, propiciando competências técnico-científicas para futuros possíveis contextos de pandemias, emergências e desastres.